Folha de S. Paulo


Cineasta chileno é escolhido para dirigir remake de 'Scarface'

O cineasta chileno Pablo Larraín, de "No", foi escolhido pelos estúdios Universal para comandar um remake do célebre filme de gângster "Scarface". As informações são da revista "Variety".

Ele substitui David Yates, da saga "Harry Potter", que trocou o projeto por "Tarzan", do estúdio concorrente Warner Bros.

O roteiro ficou a cargo de Paul Attanasio, que não é novato nos filmes policiais —ele escreveu "Donnie Brasco", de 1997.

Universal Pictures/Divulgação/IMDb
Al Pacino no papel de Tony Montana em 'Scarface' (1983), de Brian De Palma
Al Pacino no papel de Tony Montana em 'Scarface' (1983), de Brian De Palma

Será a terceira versão de "Scarface", que, com o subtítulo "A Vergonha de Uma Nação", foi levada aos cinemas pela primeira vez por Howard Hawks em 1932. Paul Muni fazia o gângster do título.

A versão mais bem sucedida continua sendo a de 1983, de Brian De Palma, com Al Pacino como protagonista e Michelle Pfeiffer como coadjuvante. O filme tinha roteiro de Oliver Stone.

Marty Bregman, que produziu o longa de De Palma, fará a mesma função no remake.

Assim como nas versões anteriores, o novo filme explorará a história de um imigrante nos Estados Unidos. Dessa vez, ela se passará em Los Angeles e mostrará a ascensão do protagonista em meio ao mundo do crime. É provável que o Scarface da nova geração seja mexicano —com Pacino, ele era cubano e, com Muni, italiano (o filme era inspirado na história de Al Capone).

Por "No", filme que aborda a ditadura do general Augusto Pinochet no Chile, Larraín conquistou uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012.


Endereço da página: