Folha de S. Paulo


Fotógrafo Mario Testino expõe moda e fama em museu de Buenos Aires

"Quem é Mario Testino?"

A pergunta foi feita por um editor da revista francesa "Marie Claire" ao então jovem fotógrafo peruano que mostrava seu portfólio em busca de trabalho, lá no fim dos anos 1970.

"O que faz essas fotos serem de Mario Testino e não das modelos fotografadas?", insistiu o editor.

Mario Testino/Divulgação
Gisele Bündchen fotografada em Nova York para a revista 'Vanity Fair' (2007)
Gisele Bündchen fotografada em Nova York para a revista 'Vanity Fair' (2007)

Quem percorre a exposição "Mario Testino: In Your Face", inaugurada no sábado (15), no Malba (Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires), constata que ele aprendeu a resposta.

Sua estética inconfundível permeia as 122 imagens que ocupam seis salas do museu até o mês de junho. São retratados de peso como a cantora Madonna, a atriz Angelina Jolie, seu marido, Brad Pitt, e as modelos Kate Moss e Gisele Bündchen.

Em agosto será a vez de o Brasil receber a exposição, na Faap, em São Paulo.

"A imagem é válida quando você está nela sem aparecer. Mas toma um tempo saber quem você é", diz Testino, 59, em uma entrevista coletiva na capital argentina.

Fotógrafo oficial da família real britânica e colaborador assíduo de revistas como "Vogue" e "Vanity Fair", o peruano radicado em Londres desde 1976 conta que logo após a conversa com esse editor da "Marie Claire", ele passou a aceitar quem era de verdade. "Não era o lorde inglês que andava cheio de echarpes. Era um Mario Testino normal, verdadeiro, que estava mais interessado em conhecer gente do que na decoração ao seu redor."

Essa tentativa de estabelecer uma relação com os retratados é perceptível na seleção das obras que o fotógrafo fez para "In Your Face".

É o caso do retrato de Mick Jagger em que ele aparece abraçando seu amigo e companheiro dos Rolling Stones Keith Richards.

Ou da fotografia da top inglesa Kate Moss, sua musa e amiga, sentada na pia de um banheiro, com um batom na mão, para um editorial da "Vogue" italiana.

A mostra no Malba, concebida originalmente por Testino para o Museu de Fine Arts de Boston, em 2012, também conta com produtos de cliques feitos fora dos estúdios, no melhor estilo paparazzo.

As lentes do peruano registraram, entre outros momentos, o ator Orlando Bloom beijando o jogador David Beckham e o milionário americano Donald Trump acendendo o cigarro de Kate Moss com uma vela.

COMERCIAL

Imagens clássicas de Testino para campanhas publicitárias também entraram em sua curadoria. Está lá, por exemplo, o comercial da marca Gucci em que uma modelo aparece com a calcinha abaixada exibindo a letra "G" desenhada com seus pêlos pubianos.

Antecipando-se a possíveis críticas por exibir em um museu um trabalho que pode ser acusado de "comercial", o Malba se justifica no texto de abertura da mostra dizendo que as fotos "ligam o mundo da moda com o das artes de maneira íntima e audaz".

Há também imagens que não são de publicidade, mas brincam de maneira criativa com o consumismo.

Em um editorial da "Vogue" francesa, Testino fotografou uma modelo nua da cintura para cima, com um cinto e uma peruca cobrindo os olhos, bebendo de canudinho um perfume Chanel.

Para o empresário argentino Eduardo Costantini, fundador do Malba, o fato de o trabalho de Testino ter um forte apelo comercial não invalida seu processo criativo.

"A arte hoje oferece distintas direções. E na moda é difícil estabelecer o limite entre publicidade e arte. Mesmo que muitas vezes o trabalho de Testino seja pensado para a publicidade, ele demonstra ali seu olhar único, sua capacidade criativa", afirma Costantini à Folha.

Testino diz que seu ofício é comercial na medida em que aparece em uma revista ou publicidade. Mas que seu processo de criação é totalmente livre, sem interferências. "Faço o que quero", diz.


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