Folha de S. Paulo


Grupos católicos protestam na estreia do musical 'Jesus Cristo Superstar'

Quatro instituições católicas se reuniram nesta sexta (14) em frente ao teatro do Instituto Ohtake Cultural para protestar contra a peça "Jesus Cristo Superstar", em estreia no local.

A ação, que teve início por volta das 19h30 e durou até o início do musical, às 21h, contou com cerca de 40 pessoas, membros do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, Associação Devotos de Fátima, Associação Sagrado Coração de Jesus e Brasil Pela Vida.

Com cartazes, estandartes, gaita de foles e tambor, gritavam em conjunto palavras de ordem contra o espetáculo, sem abordar pedestres ou o público que chegava para a apresentação.

Marlene Bergamo/Folhapress
Manifestação contra o musical 'Jesus Cristo Superstar' em frente ao Complexo Ohtake Cultural
Manifestação contra o musical 'Jesus Cristo Superstar' em frente ao Complexo Ohtake Cultural

"O governo não pode financiar uma blasfêmia. Isso é cristianofobia", liam os participantes em seus bloquinhos, antes de entoar orações como a ave-maria e o pai-nosso.

Produzido pela T4F, uma das maiores empresas de entretenimento do país, e a Takla Produções, o espetáculo foi autorizado a captar R$ 5,7 milhões pela Lei Rouanet.

"A peça é blasfema, pois caricaturiza a figura [de Jesus] ao mostrar Maria Madalena como sua amante. Os figurinos também", diz à Folha o coordenador de campanhas do instituto, Daniel Martins, 27.

"As declarações de diretores e produtores também são desrespeitosas, jogando com as palavras da Bíblia. Isso é uma afronta ao 2º mandamento, que diz que não se deve tomar o nome do Senhor em vão."

De acordo com Martins, que também organizou o ato, as manifestações devem continuar durante todos os dias em que a peça estiver em cartaz.

A petição contra a produção, criada na internet pela Associação Devotos de Fátima e destinada à ministra da Cultura, Marta Suplicy, conta com 35 mil assinaturas —no dia 26 de fevereiro, tinha cerca de 26 mil.

Como no original da Broadway, de 1971, a versão brasileira apresenta a história de um Jesus Cristo humanizado, que canta e dança, mas não faz milagres.


Endereço da página:

Links no texto: