Folha de S. Paulo


Ex-estrela do pornô, Sasha Grey vive atriz vigiada por fã em filme

E se um estranho aparecesse no computador e lhe oferecesse acesso ilimitado à vida de seu ator ou atriz favorito — poder escutar os telefonemas e vê-lo pela webcam na hora em que quisesse?

É isso que acontece com o protagonista do filme "Open Windows", apresentado no festival SXSW (South by Southwest), em Austin, no Texas, nesta semana.

O longa, dirigido pelo espanhol Nacho Vigalondo, conta a história de Nick (Elijah Wood), dono de um site só com fotos da atriz Jill (interpretada pela ex-atriz pornô Sasha Grey) que ganha um concurso para conhecê-la pessoalmente.

Divulgação
A atriz Sasha Grey em cena do filme 'Open Windows', em que é vigiada por um hacker
A atriz Sasha Grey em cena do filme 'Open Windows', em que é vigiada por um hacker

No dia marcado para o encontro, porém, um estranho invade o computador de Nick, diz que o encontro com Jill foi cancelado e passa a enviar links para que Nick hackeie o telefone e o computador da atriz e obtenha acesso às ligações e à webcam dela.

A história acaba tomando contornos macabros quando Nick percebe que caiu na armadilha de um maníaco que quer perseguir a atriz.

"Geralmente, não nos importamos com o que clicamos na internet. A ideia desse vilão sem rosto é justamente essa. Não sabemos com quem lidamos, e ainda assim compartilhamos nossas informações", diz Elijah Wood.

"Quantas vezes não usamos o Facebook para fazer login em algum site e, apesar de sabermos que vão ter acesso a nossas fotos e informações pessoais, aceitamos?"

O diretor diz que, além da referência à falta de privacidade on-line, quis explorar a relação que as pessoas têm com as celebridades.

"Muita gente se diz fã de alguém, mas não se importa de verdade com aquela pessoa", afirma Vigalondo, que se refere a uma cena em que o vilão ameaça matar a protagonista durante uma transmissão de vídeo. A única maneira de salvá-la seria parar de assistir — mas a curiosidade mórbida mantém os fãs ligados nas cenas.

Segundo Vigalondo, parte da decisão de escalar Sasha para o papel da atriz veio daí.

"Ela é uma ex-atriz de filmes adultos que a maioria das pessoas conhece, mas não se importaria se algo acontecesse com ela", diz.

Sasha concorda. "Eu já tinha assistido a 'Crimes Temporais' [2007] e adorava o trabalho dele. Pedi para estar no filme e ele me escalou. Há algo de ironia e reflexão na minha personagem que de certa forma é uma homenagem à minha carreira", diz.

Elijah Wood, que vive Frodo nos filmes da série "O Senhor dos Anéis", diz que quer se concentrar em projetos independentes e autorais. "Não é que eu só queira fazer filmes assim daqui para frente, mas, no momento, isso é o que me interessa mais."

O longa-metragem, que se passa todo entre telas de computador, se revelou um grande desafio de edição, segundo Vigalondo.

"Gravei mais de 80 horas de filme. Foi horrível editar, porque o filme se passa praticamente em tempo real. Não há nada que aconteça que você não veja na tela. Mas estou muito contente com o resultado", afirma.

A produção ainda não tem data de estreia.


Endereço da página: