Folha de S. Paulo


Nublu Jazz Festival acontece em SP e Ribeirão Preto; veja programação

Selo, casa de shows e festival anual que acontece em Nova York, Istambul e São Paulo, o Nublu aporta pela quarta vez no Brasil, para seu festival de jazz.

Para esta edição, estão confirmados os americanos Karriem Riggins, que toca bateria, o pianista Jason Moran e o seu grupo The Bandwagon, o guitarrista John Scofield, à frente da Überjam, o pianista norueguês Bugge Wesseltoft e banda, o baterista suíço Jojo Mayer, com o seu trio Nerve, e os brasileiros Kassin, (voz e guitarra) e Alberto Continentino (baixo).

Nenhuma das atrações configura uma superestrela do jazz, mas todas juntas reforçam a identidade da marca Nublu: "Jazzística contemporânea, colaborativa e de acento étnico", segundo o seu criador, o sueco de ascendência turca Ilhan Ersahin.

Divulgação
O baterista de jazz e produtor de hip hop Karriem Riggins que se apresenta no festival
O baterista de jazz e produtor de hip hop Karriem Riggins que se apresenta no festival

Para dar uma ideia dessa dimensão, o trompetista brasileiro Guizado e o próprio Ersahin vão se apresentar junto com Wesseltoft sob o nome Bugge'n Friends; e o rapper brasileiro Xis soltará suas rimas com o Nerve.

"Os festivais são como uma noite qualquer no Nublu, que consiste em experimentações entre músicos afins que façam música atual", diz Ersahin à Folha, referindo-se à badalada casa de shows que comanda no Lower East Side, em Nova York, desde 2002.

O Nublu tem abertura especial para artistas brasileiros. Mallu Magalhães, Emicida e o grupo Forró in the Dark são alguns dos nomes que recentemente passaram pela casa. O mesmo vale para o selo Nublu, que já lançou trabalhos de Otto e 3 na Massa.

Em seu trabalho como músico (sax e teclado), Ersahin, que é casado com uma brasileira, mantém uma relação íntima com os artistas daqui. O disco colaborativo "Ilhan Ersahin's Wonderland", previsto para maio, terá a participação de Gilberto Gil. E seu álbum "Afternoon in Rio" (2011), contou com Nina Becker, Thalma de Freitas e Lurdez da Luz.

Até mesmo a sua banda "titular", o sexteto de trip hop Wax Poetic (que revelou a cantora Norah Jones), tem um álbum intitulado "Brasil", que foi lançado em 2007 e contou com a participação de vários músicos do país.

NUBLU JAZZ FESTIVAL
QUANDO de 27/3 a 29/3
ONDE Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1.000, tel. (11) 2076-9700
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

Veja a programação completa do festival:

NUBLU JAZZ FESTIVAL 2014

26/3, no Sesc Ribeirão Preto
27/3, no Sesc Belenzinho

Karriem Riggins
O baterista de jazz e produtor de hip-hop fará uma fusão dos dois gêneros com banda completa, e DJ Nuts encarregado dos beats

Bugge'n Friends
O pianista norueguês Bugge Wesseltoft de jazz contemporâneo se apresenta em formato de banda, com Ilhan Ersahin (sax e teclado) e o brasileiro Guizado (trompete)

27/3, no Sesc Ribeirão Preto
28/3, no Sesc Belenzinho

Kassin e Alberto Continentino
Vocalista e guitarrista carioca apresenta repertório inédito contando com o apoio do quinteto do baixista Alberto Continentino

Jojo Mayer and Nerve
O baterista suiço, que já se apresentou com Nina Simone e Dizzy Gillespie, atua como uma espécie de regente do jungle e do drum and bass executado pelo grupo

Dia 28, no Sesc Ribeirão Preto
Dia 29, no Sesc Belenzinho

Jason Moran and The Bandwagon
O pianista texano é um dos nomes mais fortes do jazz contemporâneo, pois combina o talento para composição com virtuosismo na técnica

John Scofield Überjam Band
O guitarrista de fusion já tocou com Miles Davis, Charles Mingus e Jaco Pastorius, entre outros; à frente de um sexteto, encarna o espírito experimental dos seus mestres


Endereço da página: