A artista plástica, cantora e performer Yoko Ono realizou nesta quarta-feira (12) três performances no Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, em um auditório lotado.
As encenações introduziram a esperada exposição "Yoko Ono. Half-A-Wind Show", que será inaugurada na pinacoteca da cidade espanhola.
A exposição reúne cerca de 200 obras de quase seis décadas de produção da artista.
A viúva de John Lennon realizou as performances "Sky Piece to Jesus Christ" e "Promise Piece", além da mais recente "Action Painting", em uma nova versão criada especificamente para o Guggenheim Bilbao.
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Yoko Ono, 80, artista conceitual japonesa |
Na primeira delas, "Sky Piece to Jesus Christ", voluntários ataram Yoko entre os integrantes de uma orquestra de câmara até que os músicos não conseguissem mais tocar.
O público interagia e achava graça, enquanto os músicos, transformados em casulos, tentavam tocar entre as frestas que restavam, ação que, segundo ela, representa a luta contra as ataduras cotidianas.
Na sequência, Yoko deu início a "Action Paiting", executada pela primeira vez há dois anos. Nesta, a artista pintou com tinta "sumi", preto sobre branco, alguns caracteres de caligrafia japonesa. Em Bilbao, a obra contou com um número maior de telas que sua versão anterior —11, no total.
Depois, tomou a palavra para explicar a ação: "Na escola elementar, todas as crianças japonesas cantavam uma oração na qual um guerreiro queria atravessar sete desgraças e oito sofrimentos para contribuir com um mundo melhor. "Me parecia algo incrível. Eu queria ser assim", lembrou.
"Com o tempo, eu me esqueci dessa oração e muitas desgraças me aconteceram. Até que, em certo momento, achei que isso já era demais e disse 'basta!'. Transformei essas sete desgraças e oito sofrimentos em sete felicidades e oito tesouros, aqui representados" (nos caracteres da caligrafia japonesa), completou.
A terceira e última "performance" se tratava de um clássico: "Promess Piece", executada pela primeira vez em Londres em 1966.
Naquela ocasião, Yoko Ono quebrou uma jarra no palco e pediu ao público que pegasse os pedaços, prometendo reuni-los depois de dez anos para recompor a jarra.
Em Bilbao, a representação incluiu duas jarras, uma que permaneceu intacta e outra que se repartiu em diversos pedaços, com a mesma promessa de voltá-los a reunir dentro de uma década.