Folha de S. Paulo


Equipe de divulgação do filme 'Alemão' oferece a jornalistas R$ 200

Como parte do esquema de apresentação de "Alemão" à imprensa, a equipe de divulgação do filme ofereceu a cada um dos 11 jornalistas que viajaram ao Rio um envelope com duas notas de R$ 100, a título de "ajuda de custo". A reportagem da Folha recusou os R$ 200, como reza o "Manual da Redação".

O dinheiro foi distribuído na "junket", expressão que no jargão de imprensa designa viagem patrocinada por realizadores para que jornalistas assistam a um filme e entrevistem os envolvidos. Segundo a organização, o valor é um "per diem", diária destinada ao transporte e à alimentação dos convidados.

"É uma cortesia à imprensa e praxe no mercado", disse André de Biase, diretor da agência Palavra, empresa que fez o convite aos jornalistas. "O dinheiro vivo é para agilizar."

Segundo Biase, o dinheiro saiu da verba de lançamento da produção.

"Alguns jornais pagam esse custo, outros não têm condições. É opcional."

A reportagem da Folha, que desconhece a "praxe", aceitou hotel e passagem pagos pela produção.

Paprica Fotografia/Divulgação
Os atores Cauã Reymond e Jefferson Brazil, em cena do filme 'Alemão'
Os atores Cauã Reymond e Jefferson Brazil, em cena do filme 'Alemão'

Endereço da página: