Folha de S. Paulo


Queniana Lupita Nyong'o recebe Oscar de melhor atriz coadjuvante

Lupita Nyong'o venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo seu papel como uma escrava em "12 Anos de Escravidão", do britânico Stephen Frears. A produção foi sua primeira participação em um longa, que é um dos favoritos para melhor filme.

Nascida no México, Lupita cresceu no Quênia, país de seus pais. Essa foi a primeira indicação de Lupita ao Oscar. A atriz também foi a escolhida, na mesma categoria, no prêmio do sindicato dos atores dos EUA. Ela também concorreu ao Globo de Ouro, mas este ficou para Jennifer Lawrence.

Em "12 Anos de Escravidão, a atriz vive Patsy, a escrava amiga do personagem de Chiwetel Ejiofor —indicado a melhor ator— e a favorita do cruel fazendeiro interpretado por Michael Fassbender —que concorria a melhor ator coadjuvante.

Jason Merritt/AFP
Lupita Nyong'o chega para a premiação do Oscar
Lupita Nyong'o chega para a premiação do Oscar

"Gravidade", blockbuster espacial líder de indicações —presente em 10 categorias—, ganhou mais duas estatuetas seguidas, como melhor fotografia e melhor edição. Todos os prêmios, até o momento, são em categorias técnicas.

Antes de ler o vencedor na categoria, Bill Murray homenageou seu amigo Harold Ramis, diretor, ator e roteirista que morreu na última segunda (24).

Catherine Martin ganhou seu segundo Oscar da noite pelo design de produção de "O Grande Gatsby". Ela havia sido escolhida como o melhor figurino.


Endereço da página:

Links no texto: