Folha de S. Paulo


Mostra em Los Angeles reúne figurinos indicados ao Oscar

O que seria de "Trapaça" sem os vestidos de decote profundo de Amy Adams? Ou de "12 Anos de Escravidão" sem os trapos milimetricamente sujos dos escravos?

Essas são algumas peças dos figurinos de 20 filmes exibidos em 2013 que estão na mostra "Art of Motion Picture Costume Design". A exibição vai até 26/4 no Fashion Institute of Design & Merchandising, em Los Angeles.

Os figurinistas responsáveis por essas peças trabalharam lado a lado com diretores para dar cor e realidade às histórias.

Alex J. Berliner/Divulgação/ABImages
Figurinos de Patricia Norris para '12 Anos de Escravidão' expostos em instituto de moda, em Los Angeles
Figurinos de Patricia Norris para '12 Anos de Escravidão' expostos em instituto de moda, em Los Angeles

Foi o que fez a americana Patricia Norris, 82, candidata ao Oscar pelo figurino de "12 Anos...", sua sexta indicação na carreira.

Além de ouvir e aconselhar o cineasta Steve McQueen, ela conversou bastante com Chiwetel Ejiofor, que concorre ao Oscar de melhor ator.

"Passamos horas discutindo o que aconteceria com suas roupas ao longo de 12 anos", conta Norris. "Ele deve ter penado usando as mesmas coisas nas filmagens, mas isso lhe ajudou a entender o personagem."

Norris disputa a premiação de hoje com os favoritos Michael Wilkinson, de "Trapaça", e Catherine Martin, de "O Grande Gatsby". Ela venceu em 2002 por "Moulin Rouge".

Alex J. Berliner/Divulgação/ABImages
Roupas criadas por Catherine Martin para os personagens do filme 'O Grande Gatsby
Roupas criadas por Catherine Martin para os personagens do filme 'O Grande Gatsby'

Outros indicados são Michael O'Connor ("The Invisible Woman") e William Chang ("O Grande Mestre").

Wilkinson, australiano radicado nos EUA, também trabalhou junto com os cinco atores principais de "Trapaça", de David O. Russell. "Explorei as idiossincrasias dos personagens para os atores poderem se expressar através das roupas", disse à Folha.

Ele conta que, na primeira prova de roupas com Christian Bale, o ator acabou não experimentando nada. Eles conversaram horas sobre Irving Rosenfeld, o protagonista picareta. Na exposição, há sete looks usados no filme, liderados pelo terno de veludo que Bale veste na cena inicial.

Wilkinson desenhou a roupa e boa parte das peças de Amy Adams (ela também usa vestidos-envelope de Diane von Furstenberg). "É a combinação de coisas originais do período com outras que fiz. Traz um ângulo um pouco diferente aos anos 1970."

"Além de "Trapaça", Wilkinson tem na mostra o uniforme de "O Homem de Aço". No momento, ele cria figurinos do Batman e da Mulher Maravilha, que estarão no longa. "Estes personagens precisam ser reinventados de forma relevante para uma plateia contemporânea", diz.


Endereço da página: