Folha de S. Paulo


Filme e livro '12 Anos de Escravidão' serão distribuídos nas escolas dos EUA

Os estudantes colegiais dos Estados Unidos podem em breve ter a chance de aprender com o filme "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen.

Segundo informações do jornal "The New York Times", a partir de setembro, o filme, o livro que o inspirou e um guia de estudos serão distribuídos nas escolas públicas americanas, numa iniciativa da Associação de Conselhos Escolares dos EUA.

A instituição fechou um acordo com a produtora New Regency e com a editora Penguin Books para a distribuição do material nas escolas.

Segundo o ator Montel Williams, que organizou o acordo, "o poder dos filmes pode se transformar numa grande ferramenta educacional".

"Esse filme sublinha de maneira única um período vergonhoso na história dos EUA e, ao fazer isso, vai estimular nos estudantes um desejo de não repetir os males do passado, ao mesmo tempo que inspira os jovens a sonhar com um futuro maior e mais brilhante", disse Williams em nota.

"12 Anos de Escravidão", um dos favoritos ao Oscar deste ano, conta a história real de Solomon Northup, homem negro nascido livre que é sequestrado e levado para trabalhar como escravo numa plantação no século 19.


Endereço da página:

Links no texto: