Folha de S. Paulo


Morre o cineasta Harold Ramis, de 'Feitiço do Tempo' e 'Caça-Fantasmas'

O ator, roteirista e diretor de cinema Harold Ramis morreu nesta segunda-feira (24) em Chicago, aos 69 anos, devido a uma vasculite inflamatória autoimune. Ele lutava contra a doença havia quatro anos.

Ramis era um símbolo das comédias americanas das décadas de 1980 e 1990. Ele atuou em "Os Caça-Fantasmas" (1984) e "Os Caça-Fantasmas 2" (1989), filmes que também ajudou a escrever, e dirigiu o colega Bill Murray em "Feitiço do Tempo" (1993).

Nascido em Chicago em 1944, Ramis trabalhou como professor e como jornalista antes de se juntar a Murray e a outros célebres comediantes como John Belushi para fazer o "National Lampoon Radio Hour", famoso programa cômico de rádio que foi ao ar nos Estados Unidos entre 1973 e 1974.

A atração deu origem ao filme "O Clube dos Cafajestes", em 1978, cujo roteiro foi assinado por Ramis em parceria com Douglas Kenney e Chris Miller.

Sua estreia como diretor se deu em "Clube dos Pilantras", de 1980, com Chevy Chase e Rodney Dangerfield. Seu filme mais famoso, porém, segue sendo "O Feitiço do Tempo", no qual Bill Murray interpreta um meteorologista televisivo que é designado para cobrir o "dia da marmota" —data em que o animal "prevê" quantas semanas de inverno ainda há pela frente. No entanto, o personagem de Murray acaba ficando preso no tempo, revivendo o mesmo "dia da marmota" por diversas vezes.

Em 2006, o filme foi reconhecido pelo Registro Cinematográfico Nacional dos EUA como "culturalmente, historicamente ou esteticamente relevante".

Na década de 1990, Ramis ainda gozou de sucesso na telona com a comédia "Máfia no Divã", com Billy Crystal e Robert De Niro, que ele dirigiu e ajudou a escrever.. A boa bilheteria garantiu uma sequência em 2002.

Seu último trabalho como diretor de cinema foi "Ano Um", comédia com Jack Black e Michael Cera, de 2009. Entre 2006 e 2010, ele também dirigiu alguns episódios da série de TV "The Office".

O ator Dan Aykroyd, que estrelou os dois "Caça-Fantasmas", disse à imprensa recentemente que havia um projeto para um terceiro filme, a ser lançado nos próximos anos. Ramis e ele estavam à frente da iniciativa, que agora corre o risco de não sair do papel.

Harold Ramis deixa a mulher, Erica, além de três filhos e dois netos.

Divulgação
O ator, diretor e roteirista Harold Ramis, que morreu nesta segunda-feira (24), aos 69 anos
O ator, diretor e roteirista Harold Ramis, que morreu nesta segunda-feira (24), aos 69 anos

Endereço da página:

Links no texto: