Folha de S. Paulo


Os Racionais MC's são o Public Enemy do Brasil, diz cineasta Spike Lee

O cineasta americano Spike Lee, que atualmente está no Brasil para produzir um documentário sobre o país, entrevistou na quinta-feira (20) o grupo de rap paulistano Racionais MC's, a quem ele chamou de "Public Enemy brasileiro".

O comentário faz referência ao grupo americano formado por Chuck D, Flavor Flav, DJ Lord, The S1W e Professor Griff que, assim como os Racionais, é conhecido por letras politizadas e que falam sobre o papel do negro na sociedade.

Lee fez questão de registrar o encontro com os brasileiros em sua conta no Instagram, onde deu o apelido aos Racionais.

No próprio Instagram, o cineasta tem exibido um verdadeiro diário de sua passagem pelo Brasil. Ele já postou imagens de seus encontros com índios, fotografou diversos grafites pelas ruas de São Paulo, se encontrou com o rapper Emicida e, nesta sexta, entrevistou o cantor Tom Zé.

O diretor de "Faça a Coisa Certa" e "Malcolm X" tem feito viagens constantes ao país desde 2012, quando começou a preparar o documentário "Go Brazil Go".

Em suas visitas, Lee já conversou com artistas como Criolo, Gil e Caetano, e políticos como Lula e Dilma. O diretor agora corre contra o relógio para finalizar o filme. A ideia dos produtores é exibi-lo no Festival de Cannes, em maio.


Endereço da página:

Links no texto: