Folha de S. Paulo


Pesquisa mostra os mais citados em discursos de agradecimento do Oscar

Uma pesquisa feita pela revista "Slate" catalogou cerca de 47 discursos feitos por artistas vencedores do Oscar nos últimos 12 anos. A ideia era descobrir quem são os mais lembrados na hora de agradecer uma estatueta.

A própria Academia do Oscar é uma das mais lembradas, com 32 menções. Diretores são ainda mais populares, com 42. Agentes, produtores e coadjuvantes também ficam no topo da lista.

Cônjuges (25 menções), filhos (21) e roteirista (19) seguem a lista. Concorrentes de categoria receberam 17 menções ao todo.

Christopher Plummer winning Best Supporting Actor

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Além de enumerar os mais lembrados, a revista também os qualificou, dependendo do momento em que são citados no discurso.

Geralmente, os agradecimentos terminam com uma menção a alguém amado, como o marido, a mulher ou os filhos.

A exceção foi feita pela atriz Meryl Streep que, ao receber o Oscar de melhor atriz em 2012 por "A Dama de Ferro", iniciou seu discurso homenageando seu marido Don, "porque quando você agradece seu marido no final do discurso, eles 'tocam ele fora' com a música", disse.

Meryl Streep winning Best Actress

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Apenas um ator em especial chamou a atenção por não agradecer absolutamente ninguém: George Clooney.

Ao receber o prêmio de melhor coadjuvante por "Syryana", em 2006, Clooney brincou "então não receberei o de melhor diretor [por 'Boa Noite, Boa Sorte]". Na sequência, ele parabenizou a Academia por seu progresso e desceu do palco, sem agradecer ninguém.

A 86ª edição do Oscar acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.

George Clooney winning Best Supporting Actor

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: