Folha de S. Paulo


Teatros são alvo de ação de despejo em São Paulo

O embate entre a expansão imobiliária e os pontos culturais de rua de São Paulo é uma questão antiga.

O caso do Cine Belas Artes, que fechou as portas no início de 2011 e deve reabrir em maio, e o do Teatro Oficina, que há mais de uma década briga contra a construção de projetos do grupo Silvio Santos no terreno vizinho ao prédio de Lina Bo Bardi, tornaram-se emblemáticos. Mas há outros exemplos recentes.

O Cit-Ecum, teatro com três salas de apresentação na rua da Consolação que iniciou suas atividades no começo do ano passado, recebeu uma carta de ação de despejo em dezembro.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

O proprietário pede para que o grupo deixe o espaço até o dia 1º de julho. Alega que recebeu uma oferta pelo imóvel, que deve ser vendido para a construção de um novo condomínio.

INVESTIMENTOS

Segundo Ruy Cortez, um dos diretores do teatro, houve investimento de cerca de R$ 150 mil para reforma da sala antes de sua ocupação. A programação é uma das mais respeitadas de São Paulo. Consolidou-se em torno de uma curadoria voltada para o teatro de pesquisa.

"Já estamos procurando um outro lugar", afirma ele.

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos também deve entregar sua sede na Pompeia este ano. Segundo a diretora Cláudia Shapira, o grupo também é alvo de uma ação de despejo. "Recebemos o comunicado em dezembro, pedindo para que desocupássemos o imóvel até o dia 5 de janeiro passado", conta.

Após negociações com o proprietário, o grupo conseguiu estender o prazo. "Argumentamos que estamos com um projeto financiado pela Lei do Fomento e precisamos cumprir um calendário", diz Shapira. A diretora não soube informar até quando poderá ocupar o teatro.

O grupo está no endereço há cerca de oito anos. Além de peças de seu próprio repertório, realizou ali uma série de eventos articulados com a cultura urbana e de rua da cidade de São Paulo, como o "Zap", espécie de competição entre poetas, além de leituras de dramaturgos.

Hoje, a companhia estreia em sua sede o espetáculo "Antígona Recortada - Contos que Cantam Sobre Pousopássaros", adaptação da tragédia clássica de Sófocles.

NOVOS CONDOMÍNIOS

A realidade dos pequenos e médios grupos de teatro acompanha a de outros negócios na cidade.

No ano passado, por exemplo, vários bares e casas noturnas da rua Augusta deram lugar a obras de torres residenciais.

Segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), a vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo cresceu 23,6% no ano passado, com 33.319 unidades novas vendidas. Em 2012, foram 26.958.


Endereço da página: