Folha de S. Paulo


Em monólogo em SP, Gregorio Duvivier se arrisca até na tragédia

Gregorio Duvivier estará em São Paulo amanhã para uma única apresentação de "Uma Noite na Lua", monólogo nada político, sobre um artista em crise criativa, sem conseguir escrever uma peça.

Ele diz que o texto "divaga pelo drama, pelo humor, pela tragédia inclusive, um monte de emoções". E fala que vai "envelhecer fazendo essa peça, porque não tem idade, nenhuma restrição".

Texto e direção são de João Falcão, pai de Clarice —uma das protagonistas do Porta dos Fundos e coautora há três anos, com o marido Duvivier, de uma outra peça, "Inbox".

Luciana Whitaker/Folhapress
Gregorio Duvivier em seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio
Gregorio Duvivier em seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio

Ele conta que conheceu Clarice quando tinha 12 anos. "Ela era amiga da minha irmã, faziam balé juntas." Sua primeira turma no teatro —que não é a trupe do Porta dos Fundos— também vem dessa época.

"Z.É. - Zenas Improvisadas" estreou há dez anos, reunindo Duvivier, então com 17 anos, e os amigos Marcelo Adnet, Fernando Caruso e Rafael Queiroga.

Duvivier conheceu os dois últimos no Tablado, tradicional escola de teatro do Rio de Janeiro, que ele começou a frequentar aos nove anos. Caruso depois introduziu Adnet .

"Zenas" chegou a fazer temporada em São Paulo, em 2008. Passada uma década da estreia, os quatro ainda se apresentam país afora. "Não entra mais em cartaz, porque é difícil para a gente, com a agenda. Mas a gente adora fazer."

Segundo ele, "foi a primeira peça de improvisação, numa época que não tinha esse estilo no Brasil". "A gente não conseguia pauta em teatro nenhum, porque queriam o texto. Começou numa sala com 50 lugares e terminou no Vivo Rio, com 2.000."

Foi sua estreia profissional, já reunindo humor e música. No ano passado, ele coprotagonizou a comédia musical "Como Vencer na Vida sem Fazer Força", original da Broadway, produzido pela dupla Möeller e Botelho.

Duvivier conta que, com ele próprio e Luiz Fernando Guimarães, "que também é um improvisador, a cada dia era uma peça diferente". O resultado era "um musical maluco, iconoclasta, como 'Book of Mormons', 'Avenida Q'".

Ainda sem saber se "Como Vencer na Vida" fará temporada em São Paulo, diz querer "fazer outros musicais". "Gosto da junção de comédia e música. A Clarice faz muito bem, inclusive. É uma das coisas que admiro nela."

UMA NOITE NA LUA
QUANDO amanhã, às 19h
ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776
QUANTO grátis (ingressos distribuídos meia hora antes)
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Endereço da página: