Folha de S. Paulo


Crítica: Fotografia em preto e branco de 'Nebraska' evidencia precisão

Nos filmes de Alexander Payne com frequência as pessoas têm um trajeto a cumprir. Pode ser numa estrada ("Sideways") ou num território delimitado ("Os Descendentes"), o certo é que o percurso é em grande medida incompreendido pelo viajante.

No caso de "Nebraska", Woody Grant é um homem que sai de Montana a pé, disposto a chegar até o Nebraska, onde receberia o grande prêmio que supõe ter ganho.

Grant nos comove seja porque é um velhinho, seja porque o processo de esclerose é manifesto, seja ainda porque Bruce Dern está espetacular em sua pele. Ou seja, tem todos os motivos para preocupar os que lhe são próximos. A polícia, primeiro, que de tempos em tempos o encontra caminhando solitário.

Divulgação
Bruce Dern interpreta Woody Grant em cena do filme 'Nebraska'
Bruce Dern interpreta Woody Grant em cena do filme 'Nebraska'

A mulher, em seguida: brava senhora em mais de um sentido, que procura botar um pouco de razão numa cabeça que nunca teve grande apego à razão. Grant pode ser descrito, na melhor das hipóteses, como um sonhador. Na pior, como um alcoólatra. Provavelmente ambos.

Outras pessoas concernidas pelo drama são os filhos Ross, um apresentador de TV com carreira promissora, e David, que se assemelha mais ao pai, quer dizer, está mais para fracassado. É David quem se dispõe a levar o pai até a capital do Nebraska.

Nesse filme de muitas virtudes, de tensões sutis porém profundas, não há como não atentar à fotografia em preto e branco. Normalmente, o preto e branco —quando feito nos dias de hoje— aparece como um maneirismo.

Aqui ele se impõe sem sombra de pernosticismo, ou mesmo de remissão a tempos passados. Ele está lá, talvez, porque essas vidas sejam assim, porque o filme exija certa secura que as cores tendem a sabotar: o preto e branco entra sem pedir licença, sensível e preciso como o filme.

NEBRASKA
DIREÇÃO Alexander Payne
PRODUÇÃO EUA, 2013
ONDE Cidade Jardim e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página: