Folha de S. Paulo


Documentário mostra a turnê dos Doces Bárbaros em 1976

O documentário "Os Doces Bárbaros", que acompanha a turnê feita por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia em 1976 é atração, hoje, às 22h, no canal Curta!.

Divulgação
Gal Costa em cena do documentário 'Os Doces Bárbaros'
Gal Costa em cena do documentário 'Os Doces Bárbaros'

Dirigida por Jom Tob Azulay, a produção, que se propunha a fazer um registro do trabalho artístico, acabou ganhando contornos dramáticos ao também abordar a prisão de Gil em Florianópolis, por porte de maconha.

Hoje, podem até soar engraçados alguns trechos do depoimento de Gil na delegacia, como o que ele dizia que a droga o ajudava a alcançar a "introspecção mística".

Mas, à época, foi aflitivo para o grupo, já que Gil teve de ser internado em clínica psiquiátrica, e a turnê ficou parada por quase um mês.

Trechos relacionados ao caso haviam sido censurados na primeira edição de "Os Doces Bárbaros". A versão que vai ao ar hoje é a lançada em 2004, em que Azulay reincorporou os trechos cortados e remasterizou canções.

Há depoimentos dos artistas, cenas nos camarins, de entrevista coletiva, de ensaios e trechos dos shows, que são o ponto alto.

O quarteto desfila um repertório com canções como "Pássaro Proibido", "Atiraste uma Pedra", "Fé Cega, Faca Amolada" e "Quando"

NA TV
Os Doces Bárbaros
Documentário
QUANDO hoje, às 22h, no Curta!
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página: