Folha de S. Paulo


Após 22 anos, Jay Leno deixa comando do 'Tonight Show'

a última quinta, o comediante Jay Leno se aposentou do "The Tonight Show", programa de humor e entrevistas que herdou do lendário Johnny Carson há 22 anos, na americana NBC.

Criado há 60 anos, o programa estabeleceu o formato que é seguido também na televisão brasileira por comediantes como Jô Soares e, agora, Rafinha Bastos.

A despedida contou com celebridades ao vivo (Oprah Winfrey, Jack Black, Kim Kardashian) e em vídeo (Obama, Matt Damon, Miley Cyrus), mas Leno deixou o "Tonight" da mesma forma que entrou: como alguém que ocupou um lugar que não era seu.

Lá atrás, a torcida era por David Letterman, de humor mais cosmopolita, que acabou sendo seu maior concorrente, ao se transferir em seguida para a CBS.

Há cinco anos, Leno chegou a perder o "Tonight" por uma temporada, sendo trocado por Conan O'Brien –de perfil mais parecido com Letterman–, que não deu certo. Agora sai para dar lugar a outro comediante mais ágil: no dia 17, Jimmy Fallon, ex-"Saturday Night Live", irá ar no posto pela primeira vez .

Em seu último programa, Leno brincou que não voltaria: "Não preciso ser demitido três vezes, eu já entendi".

Na verdade, nunca entendeu ou, melhor, nunca aceitou. Deixou Letterman e O'Brien para trás não só por conseguir audiências quase sempre maiores, mas por sua obstinação.

Foi o que indicou o colega que ele entrevistou na despedida: Billy Crystal lembrou que, quando ambos começaram em "stand up" nos anos 1970 e ele ficava no apartamento de Leno em Boston, este não tinha outro pensamento que não fosse a comédia.

Daí, talvez, a piada mais carregada que Leno soltou no início da semana passada: "A NBC quer que eu fique como Bob Hope, morto".

Seu humor estava de fato mais para Bob Hope, muito engraçado, mas também conservador, até sexista –a ponto de desconcertar a atriz Sandra Bullock, durante entrevista na semana passada, chamando-a de "crazy bitch" (algo como "vadia doida").

Era hora de se aposentar.


Endereço da página: