Folha de S. Paulo


Diretor de 'Ninfomaníaca' aparece de surpresa em Berlim

O diretor dinamarquês Lars Von Trier apareceu neste domingo (9) de surpresa no festival internacional de cinema de Berlim, depois da exibição para a imprensa da versão sem cortes de seu novo filme, "Ninfomaníaca - Vol. 1". Von Trier não tinha confirmado presença no evento e a sua ausência já era tida como certa pela organização.

Von Trier (diretor de "Anticristo" e "Melancolia") causou furor quando entrou na sala de imprensa para tirar fotos com o elenco. Ele, no entanto, não participou da entrevista coletiva do filme.

O dinamarquês evita entrevistas desde a polêmica em que se envolveu no Festival de Cannes de 2011, quando, aparentemente em tom de brincadeira, disse ser nazista e simpatizar com Hitler. Em seguida, se disse arrependido pela "brincadeira estúpida". Por causa de suas declarações polêmicas, o diretor foi banido do festival de Cannes e declarado persona non grata pela direção do evento.

Em Berlim, usando uma camiseta com o logo de Cannes e a frase "persona non grata - official selection", o diretor se mostrou bastante à vontade com os fotógrafos, fez poses e distribuiu sorrisos.

Tobias Schwarz/Reuters
O diretor Lars von Trier posa para foto, em Berlim
O diretor Lars von Trier posa para foto, em Berlim

Poucos minutos após o início do encontro com a imprensa, outra surpresa: o ator americano Shia LaBeouf aproveitou o intervalo entre uma pergunta e outra para citar uma frase do jogador de futebol francês Éric Cantona.

Em 1995, o atleta convocou uma entrevista coletiva após ter sido sentenciado a 120 horas de serviço comunitário por ter agredido um fã.

"Quando as gaivotas seguem a traineira, é porque elas acham que as sardinhas serão jogadas no mar", disse LaBeouf, que em seguida deixou a entrevista coletiva, como fez Cantona na ocasião.

MAIS EXPLÍCITO
A primeira exibição do longa em sua versão sem cortes foi aplaudida pela imprensa que lotou ontem a sala principal do Berlinale Palast. "Ninfomaníaca" conta a história de Joe (Charlotte Gainsbourg na fase adulta), uma mulher viciada em sexo.

A versão apresentada em Berlim tem quase meia hora a mais que o corte em cartaz no Brasil, totalizando duas horas e 25 minutos: há cenas mais longas e mais explícitas.

O segundo volume da história sexual de Joe tem estreia prevista para 21 de março no Brasil. Sobre a possibilidade de o filme ser exibido no Festival de Cannes, em maio, a produtora Louise Vesth respondeu: "Não podemos dizer ainda... Vocês viram a camiseta [usada por Von Trier]".

SACO NA CABEÇA

O ator Shia LaBeouf, que interpreta no filme o jovem que tira a virginidade de Joe e a faz refletir sobre a influência do amor no sexo, também causou no tapete vermelho que antecedeu uma das exibições de "Ninfomaníaca".

Ele apareceu de terno com um saco na cabeça escrito: "Não sou mais famoso". No mês passado, LaBeouf anunciou que estava deixando a vida pública após admitir ter plagiado o cartunista Daniel Clowes ("Wilson" e "Mundo Cão") no curta "HowardCantour.com".

"Na minha empolgação e ingenuidade de cineasta amador, eu me perdi no processo criativo e não consegui comprovar minha competência", postou LaBeouf em seu perfil no Twitter.


Endereço da página: