Folha de S. Paulo


Morre o músico e ator Nico Nicolaiewsky, de 'Tangos & Tragédias'

Morreu nesta sexta-feira (7), em Porto Alegre, o músico, compositor e ator Nico Nicolaiewsky, de 56 anos.

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital Moinhos de Vento, onde estava internado desde o dia 23 de janeiro, Nicolaiewsky morreu às 5h30 em decorrência de complicações relacionadas à leucemia mielóide aguda (células cancerosas malignas no sangue e na medula óssea).

O artista é conhecido especialmente pelo musical "Tangos & Tragédias", peça cômica criada em 1984 e encenada anualmente desde 1987 na capital gaúcha, ao lado de Hique Gomez. No espetáculo, Nicolaiewsky interpretava o maestro Pletskaya.

Procurado pela reportagem, Hique Gomez, abalado, preferiu não comentar a morte do amigo. O governo do RS declarou luto de três dias pela morte do artista.

O guitarrista da banda Patu Fu, John Ulhôa, publicou em sua conta no Instagram uma foto da capa do disco "Onde Está o Amor?", de Nicolaiewsky, que produziu em 2007. "Um artista com um raro talento, rara originalidade e tremenda sensibilidade... O amor está nas coisas que você produziu, e vai ficar por muito tempo. Obrigado, cara", agradeceu Ulhôa na publicação.

Mesclando música e teatro, o espetáculo, que conta a história de dois músicos vindos do país fictício da Sbórnia, se caracterizava por misturar canções populares atuais e antigas, de "O Ébrio" (Vicente Celestino) e "Trem das Onze" (Adoniran Barbosa) a "Ai Se Eu te Pego", hit de Michel Teló, além de composições próprias.

O velório será realizado no palco do Theatro São Pedro, no centro de Porto Alegre. A visitação estará aberta ao público a partir das 18h até a meia-noite. O velório reiniciará no sábado após as 9h e deve seguir até o fim da tarde. O sepultamento deve ocorrer na noite de sábado no cemitério do Centro Israelita Porto Alegrense.

O Theatro São Pedro recebia, há mais de duas décadas, as temporadas de "Tangos & Tragédias", realizadas todos os anos, ininterruptamente, durante o verão. A última temporada havia sido cancelada em função da doença.

Em nota de pesar, a organização do teatro diz que "hoje a cidade de Porto Alegre acordou triste". "O Theatro São Pedro está de luto pelo falecimento de Nico Nicolaiewsky e a Sbórnia entristecida, pois perdeu hoje um de seus maiores talentos."

"Tangos & Tragédias" recebeu, em 2011, o prêmio de melhor show de música popular da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

Em 2007, em comemoração aos 20 anos da peça em cartaz, foi lançado o DVD "Tangos e Tragédias na Praça da Matriz", gravado em frente ao Theatro São Pedro. A gravação reuniu mais de 20 mil pessoas, segundo a produção.

"Uma das características mais legais do 'Tangos & Tragédias' é que as pessoas iam diversas vezes ver a peça. Tem gente que ia toda temporada. Já conheciam as piadas, cantavam todas as músicas, ajudavam a fazer o espetáculo", diz o cineasta José Pedro Goulart, que dirigiu o DVD do musical e também foi responsável pela direção do show "Onde Está o Amor?", da carreira solo de Nicolaiewsky.

Solo, o músico lançou os discos "Nico Nicolaiewsky" (1996), "As Sete Caras da Verdade" (2002) e "Onde Está o Amor?" (2007). Nos últimos anos, fazia também o espetáculo "Música de Camelô", com releituras de canções pop.

Nicolaiewsky deixa mulher e uma filha, Nina.

Confira abaixo versão do artista para "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", da dupla sertaneja João Lucas & Marcelo.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: