Folha de S. Paulo


Criador de "Calvin e Haroldo" é o vencedor do Festival de Angoulême

O cartunista norte-americano Bill Watterson, autor dos quadrinhos "Calvin e Haroldo", foi o grande vencedor da 41ª edição do Festival Internacional de Angoulême (França), mais importante evento de quadrinhos no mundo, encerrado neste domingo (2).

Publicadas nos Estados Unidos entre 1985 a 1995, as tirinhas "Calvin e Haroldo" –que narram a história de um menino hiperativo de seis anos e seu inseparável tigre de pelúcia (Haroldo)- são a principal obra do ilustrador de 56 anos. Watterson já vendeu mais de 30 milhões em todo o mundo.

Apesar de todo o sucesso alcançado por Calvin e Haroldo, Watterson sempre se recusou a associá-los a comerciais ou adaptá-los para o cinema ou a TV.

Reprodução
Os personagens Calvin e Haroldo (o tigre), criados pelo cartunista Bill Watterson
Os personagens Calvin e Haroldo (o tigre), criados pelo cartunista Bill Watterson

"A sofisticação visual da Pixar me impressiona muito, mas tenho zero interesse em transformar 'Calvin e Haroldo' numa animação", afirmou em outubro do ano passado. Como uma tirinha, 'Calvin e Haroldo' funciona exatamente do jeito que eu quero. Não há vantagens em adaptá-la."

Com o fim da série, em 1995, Watterson passou a dedicar-se à pintura.

CINEMA ITALIANO

O prêmio de melhor álbum do festival foi para "Come Prima", do artista italiano Alfred. A HQ é uma espécie de "road-movie" que presta homenagem ao cinema italiano dos anos 1960.

"La Propriété", da israelense Rutu Modan, venceu o prêmio especial do júri.

A 41ª edição do Festival Internacional de Angoulême também organizou uma exposição para celebrar os 50 anos da tirinha "Mafalda" e os 60 anos de carreira de seu criador, o cartunista argentino Quino.


Endereço da página: