Folha de S. Paulo


Crítica: 'Fruitvale Station' faz perfil de jovem negro morto por policial

Na madrugada de 1º de janeiro de 2009, Oscar Grant, um negro de 22 anos, morreu depois de levar um tiro de um policial branco dentro de uma estação de metrô em Oakland, na Califórnia.
Grant estava deitado e algemado quando a arma do policial disparou. Várias pessoas filmaram o incidente.

O caso revoltou a comunidade negra de Oakland, causou comoção nos Estados Unidos e provocou violentos protestos contra a polícia. O policial acabou solto depois de passar 11 meses na cadeia.

Divulgação
Michael B. Jordan interpreta Oscar Grant no filme
Michael B. Jordan interpreta Oscar Grant no filme

"Fruitvale Station - A Última Parada", dirigido pelo estreante Ryan Coogler, não pretende esmiuçar o caso ou trazer novas revelações, até porque a culpa da polícia não está em discussão. O que o diretor tentou foi traçar um perfil de Grant, contando as últimas 24 horas de sua vida.

Grant não era um herói. Fazia parte de gangues e havia passado um tempo na cadeia por posse de armas. No filme, ele é mostrado como um bom filho, que organiza a festa de aniversário da mãe (a sempre ótima Octavia Spencer) e é muito carinhoso com a filha de quatro anos.

Alguns acusaram o filme de ocultar fatos importantes do caso. O policial que matou Grant afirmou, no julgamento, que confundiu a arma de eletrochoque com a arma real, e o depoimento de uma testemunha, que disse ter ouvido o policial falar que iria dar um choque em Grant, não aparece no filme.

O filme é contado de forma quase documental. A primeira cena é a sequência real, filmada com o celular de uma testemunha, o que estraga o fim para qualquer um que não conheça a história de Grant.

O diretor Ryan Coogler claramente tenta dar algum peso dramático ao filme, inclusive inventando uma bizarra sequência envolvendo o atropelamento de um cachorro que possivelmente serve de metáfora para a vida breve e desperdiçada de Oscar Grant.

Para o público brasileiro, certamente não familiarizado com o caso como o público norte-americano, "Fruitvale Station" é um drama banal e sem maiores atrações. Uma história triste, como muitas outras por aí.

ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e diretor do programa "O Estranho Mundo de Zé do Caixão", no Canal Brasil

FRUITVALE STATION - A ÚLTIMA PARADA
DIREÇÃO Ryan Coogler
PRODUÇÃO Estados Unidos, 2013
ONDE Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular


Endereço da página: