Folha de S. Paulo


Música que concorria a Oscar de melhor canção é desclassificada

O comitê de coordenadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas votou pela desclassificação da indicação da música "Alone Yet Not Alone", do filme homônimo, ao Oscar de melhor canção original. A categoria não receberá um novo indicado.

A decisão aconteceu após a descoberta de que Bruce Broughton, um dos autores da canção e ex-coordenador da divisão musical da Academia, enviou e-mails aos membros da divisão para avisá-los de que ele havia inscrito a música, durante o período de votação das indicações.

A presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, afirmou em nota que "não adianta o quão bem-intencionada seja a comunicação; usar a posição de alguém como ex-coordenador e atual membro do comitê executivo para promover a própria inscrição ao Oscar cria a aparência de vantagem injusta".

Divulgação
A atriz Kelly Greyson em cena do filme 'Alone Yet Not Alone
A atriz Kelly Greyson em cena do filme 'Alone Yet Not Alone'

"Estou arrasado", disse Broughton à revista "Variety". "Eu fiz a mais simples, pobre e esfarrada campanha e isso se virou contra mim quando a música começou a ganhar atenção. Eu fui vencido por uma competição que tinha meses de promoção e propaganda por trás."

O filme, dirigido por Ray Bengston e George D. Escobar, gerou suspeitas na época da indicação por ser uma produção relativamente desconhecida que superou nomes de peso como a banda Coldplay (que assina a canção "Atlas", de "Jogos Vorazes - Em Chamas") e Taylor Swift (responsável por "Sweeter Than Fiction", do filme "One Chance").

Confira abaixo a lista atualizada das categorias musicais:

MELHOR CANÇÃO:
"Happy", de Pharrell Williams ("Meu Malvado Favorito 2")
"Let It Go", de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez ("Frozen")
"The Moon Song", de Karen O e Spike Jonze ("Ela")
"Ordinary Love", do U2 ("Mandela")

MELHOR TRILHA:
"A Menina que Roubava Livros", de John Williams
"Gravidade", de Steven Price
"Ela", de W. Butler and O. Pallett
"Philomena", de Alexandre Desplat
"Walt nos Bastidores de Mary Poppins", de Thomas Newman


Endereço da página:

Links no texto: