Folha de S. Paulo


Scorsese exibirá no festival de Berlim documentário sobre revista literária

Um documentário ainda sem nome de Martin Scorsese, sobre a revista "New York Review Of Books", será exibido no Festival de Berlim, que acontece entre os dias 6 e 16 de fevereiro deste ano.

O filme —dirigido em parceria com David Tedeschi, editor com quem já trabalhou em "George Harrison: Living in the Material World"— será exibido como um "trabalho em progresso", segundo divulgou a organização do festival nesta terça (28).

O festival também organizará uma festa especial para a exibição dos dois primeiros episódios da segunda temporada da série "House of Cards", no dia 16 de fevereiro.

"Em seu maravilhoso documentário, Martin Scorsese e David Tedeschi revelam os trabalhos internos da publicação, assim como apresentam seu lendário diretor, desde o nascimento da revista durante uma greve do jornal 'New York Times', em 1963, até sua constante relevância no universo digital de hoje", disse o diretor da Berlinale, Dieter Kosslick.

Scorsese —indicado com o filme "O Lobo de Wall Street" ao Oscar deste ano— já participou do festival alemão em outras ocasiões, como em 2010 com o filme "Ilha do Medo" e em 2008 com o documentário sobre os Rolling Stones "Shine a Light".

Alberto E. Rodriguez - 25.jan.2014/AFP
O diretor Martin Scorsese na premiação do sindicato de diretores dos EUA, dia 25 de janeiro de 2014
O diretor Martin Scorsese na premiação do sindicato de diretores dos EUA, dia 25 de janeiro de 2014

Outras exibições esperadas na Berlinale deste ano são o novo longa de Wes Anderson, "The Grand Budapest Hotel", que abrirá o evento, o filme dirigido por George Clooney "Caçadores de Obras-Primas" e a versão de cinco horas, sem cortes, de "Ninfomaníaca", de Lars Von Trier.

Entre os brasileiros, o longa "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, estará na competição pelo Urso de Ouro, enquanto as produções "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e "O Homem das Multidões", de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, serão exibidas na Seção Panorama.

A programação completa do festival foi divulgada nesta terça (29), e pode ser conferida no site do evento.

CASA BRANCA

Mais uma novidade do festival divulgada é a exibição dos dois primeiros episódios da segunda temporada da série política "House of Cards", do Netflix, durante o evento em fevereiro.

A projeção de uma série de TV, em especial uma americana, é incomum no festival. A entrada para assistir aos episódios será gratuita, segundo informou a organização em sua página oficial no Facebook.

O Netflix, site de conteúdo sob demanda que produz a série, disponibilizará todos os episódios da segunda temporada no Brasil dia 14 de fevereiro.


Endereço da página:

Links no texto: