Folha de S. Paulo


Marcelo D2 grava DVD ao vivo em 'quermesse profana' em SP

Para comemorar 20 anos de carreira, Marcelo D2 decidiu que não poderia fazer uma festa qualquer. E que tal a gravação de um DVD ao vivo em meio a uma espécie de quermesse?

Na prática, durante os shows que acontecem nesta sexta-feira (31) e neste sábado (1º), em São Paulo, a quermesse estará mais para profana, ao gosto do cantor, com jogos adaptados e pista de skate.

"A ideia é que as pessoas tenham a sensação de que estão no seu bairro", diz ele sobre o conceito da festa, que terá as brincadeiras instaladas na garagem coberta do Áudio Club, nova casa de shows no bairro da Água Branca, em São Paulo.

Adriano Vizoni/Folhapress
O rapper Marcelo D2 no palco do Áudio Club, onde gravará DVD ao vivo, em São Paulo
O rapper Marcelo D2 no palco do Áudio Club, onde gravará DVD ao vivo, em São Paulo

No lugar do jogo de acertar a bola na boca do palhaço, entrou a brincadeira "jogue o baseado na boca do D2". De onde saiu a ideia? "Foi fácil, foi só fumar um", conta e ri. O cigarro de maconha do jogo será de faz de conta, no entanto. "Se não, ninguém iria querer acertar."

Seguindo a proposta, a roleta de apostas virou a "roleta da parceria", com os rostos de artistas que já colaboraram com o rapper de 46 anos. O jogo do martelo que mede a força do participante em um painel terá escala de "Usuário" —disco de 1995, a estreia do Planet Hemp, banda onde D2 começou— a "Nada Pode me Parar" —álbum solo mais recente, de maio passado.

Deste último disco, sairá a maior parte do repertório do show, mas sucessos mais antigos e canções também do Planet Hemp não devem ser esquecidos. Ao todo, deve ser uma apresentação com 38 músicas, tocadas emendadas ao longo de uma hora e meia.

"É como se fosse uma mixtape", diz ele, que receberá no palco, entre outros, o filho Stephan, que adotou o nome artístico de Sain, e BNegão, ex-parceiro de Planet Hemp.

Uma volta definitiva do grupo onde começou, porém, é descartada, apesar da reunião no ano passado para uma turnê, dez anos após o fim da banda. "Se tiver que ter uma banda, vou ter uma banda nova, não uma banda velha."

Cadu Cavalcanti - 22.nov.2013/Divulgação
A brincadeira
A brincadeira "jogue o baseado na boca do D2", durante show de Marcelo D2 no Circo Voador, no Rio

O aquecimento para o show que virará DVD também terá formato diferente. Convidados como Rappin' Hood e Akira Presidente farão pocket shows em um espaço à parte, que imita um estúdio de rádio. "Quero que as pessoas cheguem cedo e fiquem até as cinco da manhã", diz.

Haverá no local também uma loja com produtos seus como relógio, boné e camiseta, novos investimentos de D2. "No rap, as pessoas são homens de negócios. Você não é só um artista que vive num mundo de fantasia", diz.

ÁLBUM VISUAL

"Nada Pode me Parar" é o disco que considera como o seu mais maduro. "Antes o que era entusiasmo agora é paixão", avalia ele sobre a evolução na carreira.

É um álbum visual. Cada uma das 15 faixas terá um clipe, todos assinados por Gandja Monteiro, gravados em diferentes cidades como Nova York, Luanda, Los Angeles, Recife, Rio e São Paulo.

"Mas foi antes da Beyoncé, só que ela tem mais dinheiro", diz ele em referência ao disco "Beyoncé", lançado pela cantora pop americana em dezembro passado. De surpresa, ela lançou de uma só vez na internet todas as faixas do CD em forma de videoclipes.

D2 teve a ideia meses antes, mas, apesar de todos os vídeos estarem gravados, decidiu lançá-los aos poucos. Por enquanto, três estão disponíveis: "Eu Tenho o Poder", "Eu Já Sabia" e "Está Chegando a Hora (Abre Alas)".

O próximo, "Você Diz que o Amor Não Dói", filmado com um coro de crianças em Angola, sai nesta quinta-feira (30). A partir da data, todas as quintas serão de estreia de um novo clipe em sua conta no YouTube.

MARCELO D2 - NADA PODE ME PARAR
QUANDO nesta sexta (31) e neste sábado (1º), às 22h (abertura da casa)
ONDE Áudio Club, av. Francisco Matarazzo, 694, Água Branca, tel. (11) 2027-0777
QUANTO R$ 80 (inteira); R$ 40 (meia); à venda em www.ticket360.com.br
CLASSIFICAÇÃO 18 anos


Endereço da página:

Links no texto: