Folha de S. Paulo


Paul e Ringo tocam clássicos dos Beatles em tributo nos Estados Unidos

Paul McCartney e Ringo Starr cantaram juntos na noite desta segunda (27), na companhia de outras estrelas da música, em comemoração aos 50 anos da primeira aparição da banda britânica na TV norte-americana.

Numa rara apresentação conjunta com músicas dos Beatles, McCartney e Ringo foram acompanhados por artistas como Stevie Wonder, Alicia Keys e o cantor country Keith Urban. A celebração lembrava a noite de 9 de fevereiro de 1964, quando os Beatles se apresentaram no "Ed Sullivan Show" e foram assistidos por 73 milhões de pessoas —quase 50% dos lares americanos estavam com as TV's ligadas no programa.

Na plateia de 50 anos atrás, um público aos gritos tornaria a apresentação um momento marcante para a banda e para a TV dos Estados Unidos. Técnicos do programa lembraram que a ação de filmar o público começou naquela noite. Os adolescentes estavam tão histéricos que uma câmera se concentrou inteiramente na reação do público.

O show desta segunda, por sua vez, chamado "The Night That Changed America: A Grammy Salute to The Beatles" (em tradução livre, A Noite que Mudou a América: Uma Saudação do Grammy aos Beatles), tinha na plateia a viúva de Lennon, Yoko Ono, e a viúva de Harrison, Olivia.

McCartney e Ringo aproveitaram para homenagear os dois companheiros de banda já mortos —Lennon foi assassinado a tiros em 1980 e Harrison morreu de câncer em 2001.

"Nós estávamos numa banda chamada The Beatles e, sempre que tocávamos, George e John estavam conosco", disse Ringo para a plateia. McCartney afirmou: "Nesta noite estamos lembrando os nossos amigos John e George".

Ao todo, o show durou três horas e contou ainda com o duo britânico Eurythmics, que voltou a se reunir para a homenagem, e uma das surpresas da noite, Katy Perry, que cantou uma versão de "Yesterday".

McCartney, na guitarra, e Ringo, na bateria, terminaram o tributo com os clássicos "Hey Jude" e "With a Little Help from My Friends". A última vez que eles haviam tocado juntos músicas da banda foi no aniversário de 70 anos do baterista, em 2010.

Neste domingo (26), os dois surpreenderam o público ao tocar a canção de Paul McCartney "Queenie Eye", do álbum "New" (2013), na 56º edição do Grammy.

O tributo vai ao ar em 9 de fevereiro pela CBS.


Endereço da página:

Links no texto: