Folha de S. Paulo


Alfonso Cuarón leva prêmio do Sindicato dos Diretores por 'Gravidade'

O mexicano Alfonso Cuarón ganhou o prêmio de melhor diretor pelo Sindicato dos Diretores (DGA) de Hollywood, depois de vencer na mesma categoria o Globo de Ouro, por seu filme "Gravidade".

"Obrigado a todos. Vamos beber algo", disse Cuarón ao receber o prêmio das mãos de Ben Affleck, vencedor da edição do ano passado, com "Argo".

O diretor mexicano já chegou como favorito à cerimônia realizada na noite de sábado (25) em Los Angeles, e se impôs diante de outros quatro indicados: Paul Greengrass ("Capitão Phillips"), Steve McQueen ("12 Anos de Escravidão"), David O. Russell ("Trapaça") e Martin Scorsese ("O Lobo de Wall Street").

Gus Ruelas/Reuters
Actor and director Ben Affleck (R) smiles as he presents Mexican director Alfonso Cuaron with the Feature Film award for
Alfonso Cuarón (à esquerda) recebe o prêmio das mãos de Ben Affleck, vendedor do ano passado

Cuarón se tornou o primeiro hispânico a ser premiado pelo DGA como melhor diretor.

Esses prêmios são considerados um bom termômetro para saber quem levará o Oscar de melhor diretor. Desde que o Sindicato dos Diretores começou a dar os prêmios, em 1948, apenas em sete ocasiões seu eleito não coincidiu com o ganhador da estatueta de melhor diretor no Oscar.

Assim ocorreu no ano passado, quando Affleck foi premiado no DGA, mas não aparecia como indicado na categoria de melhor diretor, no Oscar. Cuarón está indicado este ano para o Oscar como melhor diretor e competirá com McQueen, Russell, Scorsese e Alexander Payne ("Nebraska"). "Gravidade" indicado em dez categorias, líder de indicações junto com "Trapaça". A cerimônia será realizada no dia 2 de março.

Entre os demais prêmios do Sindicato dos Diretores está o de melhor diretor de filme para televisão ou minissérie concedido a Steven Soderbergh, por "Behind the Candelabra".

"Gravidade" e "12 Anos de Escravidão" dividiram recentemente o prêmio de melhor filme do Sindicato dos Produtores da América. (Com EFE)


Endereço da página: