Folha de S. Paulo


Grupo de dança leva ao Sesc Belenzinho 'jazz cabeça com emoção'

Na noite desta sexta (24), o coreógrafo Cristian Duarte, com seu grupo de residência artística Lote #3, leva ao Sesc Belenzinho o seu pacote "jazz dance".

Como é um grupo experimental e contemporâneo, é também "jazz cabeça", fruto de muita pesquisa, e "jazz emoção", por opção de seus criadores.

Por partes: ao se jogar no universo do jazz, linguagem que não faz parte da maioria dos trabalhos de dança pós-moderna, o grupo fez um recorte radical no estilo.

O resultado é "1 Milímetro of All that Jazz" (nome do espetáculo), em que os bailarinos repetem durante toda a coreografia apenas um passo dessa dança (chamado "grapevine", é um passo usado para deslocamentos).

"É um passeio emocionado. O trabalho dos bailarinos é manter a carga emocional e a atitude do jazz: precisão e sedução. Eles precisam sustentar essa energia por quase uma hora", conta Duarte.

A pesquisa sobre o jazz reflete um questionamento do coreógrafo: "Por que não se dança mais com essa emoção? Na dança contemporânea, um dos clichês é o artista ir com cara de nada para o palco. Eu queria um trabalho carregado de expressividade, de sentimento".

Formalmente, os bailarinos de "1 Milímetro..." agem como esculturas em movimentos. Mas esculturas bem vivas.

Antes de entrar em cena, fazem um aquecimento puxado, executando vários exercícios do jazz. Quando se apresentam ao público, estão suados e naquele clima de Broadway dos anos 1970-80.

Eles começam uma dança "muda": os bailarinos se deslocam quase face a face com o público, dançando sem música.

Isso por mais de 20 minutos. Então, a dança fala. Surge a voz do coreógrafo, questionando cada um dos bailarinos. A referência é a voz do diretor fazendo a audição para a escolha o elenco de um musical, como em "Chorurs Line" (musical sobre bailarinos da Broadway que participam de seleção por um lugar na linha de coro de uma nova produção).

"Fulana, o que você está fazendo?", pergunta Duarte. "Dou um passo, arrasto o pé", responde a bailarina.

"Fulano, por que você gosta do que está fazendo?" "Porque me emociona."

Em seguida, é a plateia que começa a fazer suas perguntas. "O famoso bate-papo pós-espetáculo começa com a obra acontecendo", diz Duarte.

Além do espetáculo, o grupo fará, também no Sesc Belenzinho, sessões interativas de jazz. Na "Jamm 1mm", que acontece amanhã (25), eles convidam o público a se vestir no estilo dos anos 1970-80 para fazer, junto com os bailarinos, os passos e movimentos do jazz. Polainas, glitter e estampas de oncinha são bem-vindos.

1 MILÍMETRO OF ALL THAT JAZZ
QUANDO sexta, 24, às 20h; domingo, 26, às 17h
ONDE Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1.000; tel. (11) 2076-9700
QUANTO R$ 25
CLASSIFICAÇÃO livre

JAM 1 MM
QUANDO sábado, 25, às 18h
ONDE Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1.000; tel. (11) 2076-9700
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: