Folha de S. Paulo


Com mural de onda gigante, festival de surfe ocupa parque Ibirapuera

A partir do próximo sábado (25), o parque Ibirapuera será palco do 10ª edição do Festivalma, que reúne mostras de arte e cinema e shows musicais relacionados ao surfe.

Até o dia 2 de março estarão expostos fotos e quadros sobre surfe e praia e imagens que chamam atenção para os riscos da poluição do mar. A mostra apresentará ainda 50 pranchas que contam a história do esporte no Brasil, "que é também a história da ocupação das praias do país", segundo Romeu Andreatta Filho, fundador e curador do festival.

"O surfe não é só um esporte, ele gera um estilo de vida e uma cultura", diz Andreatta.

O artista plástico Hilton Alves, 33, entrega um mural de 120 m² com uma onda gigante. Hilton é o autor do que ele chama de "maior mural de onda retratada do mundo", uma pintura em Honolulu, no Havaí, com cerca de 6.000 m².

"Esse mural do Havaí sempre foi um sonho meu", disse à Folha o artista nascido em Santos. Hilton começou a pintar em 2000 e se mudou para o Havaí em 2007. A pintura gigante na ilha americana foi realizada em apenas 5 dias.

"Estou buscando agora o recorde de maior mural do mundo pintado por um único artista", afirma. "Então eu lancei esse projeto chamado '101 Perfect Waves' (ondas perfeitas). Vou fazer 101 murais no mundo todo e o daqui de São Paulo é o número dois. Eu acredito que até os outros 99 eu encontre essa parede para bater o recorde."

Hilton começou a trabalhar no parque Ibirapuera na última quinta-feira, debaixo de forte chuva. "As pessoas me bombardearam com energia positiva e acho que isso reflete no mural", diz ele, para quem o trabalho superou as expectativas e vai "levar o mar para o parque".

Na quinta, dia 30, um show contará com apresentações do cantor e compositor baiano Pablo Domingues, seguido pelo músico e surfista Teco Padaratz e do norte-americano Cory Bonanno. Ainda cantam a havaiana Paula Fuga, compositora de algumas das músicas do repertório de Jack Johnson, com seu ukulele, instrumento de corda típico de seu país. O músico G. Love fecha o evento.

Um festival de curtas-metragens exibe ainda 20 filmes que falam de mar, surfe e praia. Os curtas foram selecionados a partir de 200 inscritos. "Eram filmes do mundo todo" conta Andreatta, "mas principalmente americanos e australianos".

Para o fundador do festival, o paulistano tem um "encanto permanente com a praia", por isso, ocupando o parque seu objetivo é "trazer a sensação do mar por meio da arte", diz ele.

PROGRAMAÇÃO FESTIVALMA

Mostra Internacional de Arte e Cultura Surfe
QUANDO de 25 de janeiro a 02 de março, de ter. a dom., das 9h às 18h
ONDE Pavilhão das Culturas Brasileiras no parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, portões 3 e 10)

CurtAlma - Festival Internacional de Curtas Metragens
QUANDO 30 de janeiro, das 18h às 22h
ONDE Bosque da Figueira, próximo ao Pavilhão das Culturas Brasileiras no parque Ibirapuera

Festivalma Billabong de Música
QUANDO 30 de janeiro, a partir das 19h
ONDE Bosque da Figueira, próximo ao Pavilhão das Culturas Brasileiras no parque Ibirapuera


Endereço da página:

Links no texto: