Folha de S. Paulo


"Gravidade" lidera Critics' Choice Awards com sete prêmios

O longa de Alfonso Cuarón "Gravidade" foi o grande vencedor do Critics' Choice Awards —premiação da Associação de Críticos de Cinema e TV dos EUA— com sete prêmios, mas o de melhor filme ficou para "12 Anos de Escravidão"

Em uma cerimônia ocorrida em Santa Monica (Califórnia), nesta quinta (16), que praticamente repetiu os vencedores do Globo de Ouro— Cate Blanchett e Matthew McConaughey foram eleitos melhor atriz e melhor ator.

O estrelado "Trapaça" — que horas antes havia recebido dez indicações ao Oscar— venceu na categoria de melhor comédia e melhor elenco. Além disso, Amy Adams foi escolhida a melhor atriz em comédia pelo filme sobre corrupção na década de 1970 nos Estados Unidos.

A associação —que tem 281 membros e é a maior entidade de críticos dos EUA e Canadá— entregou o prêmio de melhor ator de comédia para Leonardo DiCaprio, por "O Lobo de Wall Street".

Blanchett, que também levou o Globo de Ouro e é favorita ao Oscar, foi premiada por sua atuação em "Blue Jasmine", em que interpreta a desequilibrada esposa de um fraudador financeiro.

Jared Leto foi escolhido melhor ator coadjuvante por "Clube de Compras Dallas", no qual interpreta um transexual com Aids. Ele dedicou o troféu a "todas as pessoas do mundo que vivem com o HIV e a todas as pessoas que perderam suas vidas por causa dessa terrível doença".

Leto já havia recebido o Globo de Ouro e concorre ao Oscar –assim como McConaughey, que recebeu o Critics Choice de melhor ator interpretando o heterossexual soropositivo Ron Woordroof no mesmo filme.

"Obrigado, isso é divertido", disse McConaughey, agradecendo ao verdadeiro Woodruff, que morreu na década de 1980, por "levar uma vida bastante digna de ser colocada na telona".

Lupita Nyong'o, que interpreta a escrava Patsey em "12 Anos", recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante, numa lista que tinha nomes expressivos, como Julia Roberts e Oprah Winfrey.

O mexicano Alfonso Cuarón ficou com o prêmio de melhor diretor pela ficção espacial "Gravidade", que também triunfou nas categorias de filme de ação, efeitos visuais, montagem e fotografia. A protagonista Sandra Bullock recebeu o prêmio de melhor atriz em filme de ação.

O francês "Azul É a Cor Mais Quente", que ficou fora da disputa do Oscar, ganhou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa. Adèle Exarchopoulos, 20, foi eleita na categoria melhor ator/atriz jovem.

"O Grande Herói" foi escolhido como melhor filme de ação, e Mark Wahlberg foi o melhor ator do gênero. "Frozen - Uma Aventura Congelante" levou o de melhor animação e sua trilha "Let It Go" foi escolhida a melhor canção.

Os prêmios de roteiro foram para "Ela" (original) e "12 Anos de Escravidão" (adaptado).


Endereço da página:

Links no texto: