Folha de S. Paulo


Indicação de 'Jackass' é uma das distorções do Oscar 2014; veja outras

Tom Hanks pode ter sido esquecido pelo papel em "Capitão Phillips", mas, depois do anúncio desta quinta-feira (16), o Oscar 2014 vai ficar conhecido por outras distorções artísticas.

A principal delas, claro, é a indicação de "Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha" para melhor maquiagem. Sim, a trupe de Johnny Knoxville mais conhecida por cenas escatológicas ou perigosas, vai poder colocar em algum pôster do futuro: "Dos indicados ao Oscar...".

Não achou nada demais? Pense que "Antes da Meia-Noite", de Richard Linklater, que estava cotado para diversas categorias, também só levou uma menção (roteiro adaptado), assim como o elegante "Walt nos Bastidores de Mary Poppins", protagonizado, adivinhem, por Tom Hanks —e Emma Thompson, outra esquecida pela Academia.

Divulgação
Cena de 'Jackass Apresenta - Vovô Sem Vergonha'
Cena de 'Jackass Apresenta - Vovô Sem Vergonha'

"O Hobbit: A Desolação de Smaug" continua sem repetir o sucesso de "O Senhor dos Anéis" no Oscar, mas pelo menos vai poder vender suas três indicações (som, efeitos visuais e mixagem de som). Mesmo número de "Blue Jasmine", de Woody Allen, lembrado em roteiro, atriz (Cate Blanchett) e atriz coadjuvante (Sally Hawkins).

Se "O Cavaleiro Solitário" foi um dos maiores fracassos da Disney em termos críticos e financeiros, o estúdio do Mickey agora pode se gabar que o longa de US$ 225 milhões papou duas indicações ao Oscar.

Ele vai concorrer com "Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha" na categoria de maquiagem, desde já a mais trash do evento, e em efeitos especiais. É o mesmo número de indicações de "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Coen, que precisaram se contentar com mixagem de som e fotografia em um ano no qual estavam sendo cotados para melhor filme, roteiro, ator (Oscar Isaac) e direção.

"O Grande Herói', uma patriotada hollywoodiana que estreou no limite do ano passado, também ganhou duas indicações (mixagem de som e som). Com uma indicação, "Além da Escuridão: Star Trek" e "Homem de Ferro 3" completam a lista dos longas honrados que estarão no Dolby Theatre, em 2 de março, em Los Angeles.


Endereço da página:

Links no texto: