Folha de S. Paulo


'Trapaça' surpreende e se junta a 'Gravidade' e '12 Anos...' como favorito

A briga esperada entre "Gravidade" e "12 Anos de Escravidão" pelo Oscar 2014 se confirmou com o anúncio dos indicados ao prêmio, na manhã de ontem, em Hollywood. Mas "Trapaça", também virou um concorrente sério à estatueta.

O longa de David O. Russell foi indicado em dez categorias, mesmo número de "Gravidade", de Alfonso Cuarón. "12 Anos de Escravidão", de Steve McQueen, teve nove indicações.

Os três disputarão com mais seis produções: "Capitão Phillips", de Paul Greengrass; "Ela", de Spike Jonze; "Nebraska", de Alexander Payne; "O Lobo de Wall Street", de Martin Scorsese; "Clube de Compras Dallas", de Jean-Marc Vallée; e "Philomena", de Stephen Frears. Os dois últimos foram as surpresas da lista.

Tom Hanks, considerado um forte concorrente como melhor ator por "Capitão Phillips", foi esquecido, enquanto o colega Barkhad Abdi papou uma indicação em ator coadjuvante —Robert Redford, outro veterano, também ficou de fora por "Até o Fim", de J.C. Chandor.

O documentário "Blackfish", sobre os maus tratos às baleias orcas no Sea World, não entrou na lista, que tem como favorito "O Ato de Matar", de Joshua Oppenheimer, sobre a reencenação de atos de extermínio na Indonésia.

"The Square", sobre a Primavera Árabe, rendeu ao Netflix a primeira menção no Oscar. Já Jennifer Lawrence, 23, se ganhar como atriz coadjuvante por "Trapaça", se tornará a atriz mais jovem a ganhar dois Oscar —ano passado, ela levou o de atriz principal por "O Lado Bom da Vida".

A comédia "Jackass Apresenta: Vovô Sem Vergonha" tem uma indicação (maquiagem), o mesmo número que recebeu o classudo "Walt nos Bastidores de Mary Poppins" (trilha sonora), com Emma Thompson —que acabou não indicada para melhor atriz. A categoria ficou livre para Cate Blanchett levar a indicação por "Blue Jasmine", de Woody Allen. A produção também concorre aos prêmios de atriz coadjuvante (Sally Hawkins) e roteiro original.

O anúncio serviu para algumas ressurreições. Martin Scorsese, que há dois meses se defende nos Estados Unidos por causa das cenas de nudez e referências a drogas de "O Lobo de Wall Street", foi indicado para melhor diretor, roteiro e filme —Leonardo DiCaprio e Jonah Hill entraram nas listas de ator e ator coadjuvante, respectivamente, pela produção.

Já "Nebraska", de Alexander Payne, veio por fora e, além de melhor filme, direção e fotografia, também rendeu indicações a Bruce Dern (ator) e June Squibb (atriz coadjuvante), dois veteranos esquecidos pela indústria.

Entre os filmes estrangeiros, "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, deve levar o Oscar para a Itália, mesmo enfrentando o dinamarquês "A Caça" e "Omar", a segunda indicação de uma produção palestina na história.


Endereço da página:

Links no texto: