Folha de S. Paulo


Escritor alemão Günter Grass diz que deve parar de escrever romances

O escritor Günter Grass, grande nome da literatura alemã contemporânea, afirmou em entrevista a um jornal alemão que provavelmente deixará de escrever romances devido à sua idade avançada.

"Atualmente estou com 86 anos. Não penso que consiga ainda (escrever) um romance", explicou o prêmio Nobel de Literatura de 1999, em entrevista concedida ao jornal regional Passauer Neue Presse, que teve um trecho divulgado neste domingo (12).

Markus Scholz/Efe
O escritor alemão Günter Grass lendo seu romance
O escritor alemão Günter Grass lendo seu romance "Anos de Cão", no aniversário de 50 anos da obra, na Alemanha, em 2013

"Meu estado de saúde não me permite conceber projetos de cinco ou seis anos e esta seria a condição para o trabalho de pesquisa para um romance", acrescentou.

O autor de títulos como "O Tambor" e "A Ratazana" disse que tem se dedicado ao desenho e à aquarela, "depois de um período em que estive bloqueado por causa de frequentes hospitalizações".

Conhecido por suas convicções políticas social-democratas, Günter Grass suscitou uma polêmica com Israel em 2012, ao publicar um poema em prosa, no qual afirmava que o Estado hebreu ameaçava a paz mundial ao querer atacar o Irã preventivamente diante da possibilidade de que este país dispusesse de armas nucleares.

Por este motivo, Israel o declarou "persona non grata".

O escritor, que durante os anos 1960 e 1970 insistiu em destacar o passado nazista de seu país, provocou um grande escândalo em 2006 quando revelou que na juventude integrou as Waffen SS, forças de elite de Adolf Hitler.

O fato foi revelado no livro "Descascando a Cebola", que faz parte de suas memórias.


Endereço da página: