Folha de S. Paulo


Crítica: Protagonista de 'Ninfomaníaca' vive como animal numa jaula, analisa Pondé

Aristóteles dizia que a tragédia devia despertar piedade e terror. Lars von Trier, portanto, não faz tragédia, posto que inspira antes de tudo terror e quase nenhuma piedade em sua filmografia, principalmente em seus três últimos filmes, "Anticristo", "Melancolia", e agora, em seu mais recente, "Ninfomaníaca - Volume 1".

Mas, nem por isso, ele deixa de carregar uma ancestralidade trágica. Sua pergunta incessante é: há sentido na vida, no universo, no corpo, no desejo? Suas protagonistas sofrem na carne a resposta aparentemente negativa a esta agonia.

Sua arte se move em dois níveis: o radicalmente contemporâneo e o absolutamente eterno. Toda grande arte deve ser assim: encarnada na vida cotidiana e aberta ao espírito do infinito. Por isso, a espiritualidade negativa exposta no "Anticristo" e em "Melancolia" assume em "Ninfomaníaca - Volume 1", a forma da carne feminina que pinga de desejo.

A protagonista Joe (interpretada por Charlotte Gainsbourg e Stacy Martin) narra a história de seu desejo, um desejo que só encontra o vazio em seu movimento. Sua cosmologia é a do terror, sua ética é a do niilismo, sua política é a do deboche. Lars von Trier exala o odor de Sade.

A cosmologia de Von Trier carrega o tom cruel de uma percepção de mundo que desde a antiguidade (Pérsia, cristianismo antigo gnóstico e maniqueu, bogomilos e cátaros na Idade Média, Marquês de Sade no século 18) atormenta o imaginário espiritual ocidental: Deus é mau? A natureza é perversa? Somos um animal numa jaula?

LUXÚRIA

"Ninfomaníaca - Volume 1" é uma polifonia a serviço da negação do sentido. Em meio à polifonia, a voz que faz o solo é a do pecado da luxúria (único resto que a irreligiosa Joe retém da religião) devastando a vida de gente como a esposa de um de seus inúmeros amantes (vivida por Uma Thurman) e sua "rede de sentimentos construídos ao longo de 20 anos".

Entre a idiota crença contemporânea na revolução sexual e a agonia da luxúria como marca do sexo livre, Von Trier opta pela segunda.

Joe, a mulher "dona de seu corpo", se vê como um animal numa jaula, andando de um lado para o outro, indo pra lugar nenhum.

NINFOMANÍACA - VOLUME 1
DIREÇÃO Lars von Trier
PRODUÇÃO Dinamarca/Alemanha/França/Bélgica, 2013
ONDE Reserva Cultural e circuito
CLASSIFICAÇÃO 18 anos
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: