Folha de S. Paulo


Entre polêmicas, Martin Scorsese é um dos indicados ao prêmio do sindicato dos diretores

O DGA (Sindicato dos Diretores da America) anunciou nesta terça (7) os indicados à categoria de melhor diretor de cinema de sua premiação anual. Não há grandes surpresas entre os nomes: Martin Scorsese (por "O Lobo de Wall Street"), Alfonso Cuarón (por "Gravidade), David O. Russell (por "Trapaça"), Steve McQueen (por "12 Anos de Escravidão") e Paul Greengrass (por "Capitão Phillips).

O prêmio é conhecido por ser um grande indicador da categoria no Oscar. A maior parte dos 377 membros votantes da Academia no ramo de diretores faz parte do sindicato.

Em 2013, no entanto, apenas dois dos concorrentes dos DGA estiveram na lista do Oscar: Ang Lee —que ganhou o prêmio da Academia por "As Aventuras de Pi"— e Steven Spielberg, por "Lincoln".

Ben Affleck ("Argo"), Kathryn Bigelow ("A Hora Mais Escura") e Tom Hooper ("Les Miserábles") acabaram dando lugar a David O. Russell ("O Lado Bom da Vida"), Michael Haneke ("Amor") e Behn Zeitlin ("Indomável Sonhadora").

A presença de Scorsese entre os cinco indicados acontece em meio a polêmicas envolvendo seu filme, "O Lobo de Wall Street", estrelado por Leonardo DiCaprio. Os dois são acusados de glamorizar a vida do personagem principal, Jordan Belfort, um corretor da bolsa com condutas questionáveis, cujas memórias inspiraram o longa.

O diretor também ouviu de um crítico, presente em uma apresentação do filme, que ele "deveria ter vergonha".

Esta é a 11ª indicação de Scorsese, que já levou o prêmio em três ocasiões: em 2003, pelo conjunto da obra, em 2007, por "Os Infiltrados" e em 2011, pela direção de um episódio da série "Boardwalk Empire".

A premiação do sindicato dos diretores acontece em Los Angeles, no dia 25 de janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: