Folha de S. Paulo


Caco Galhardo lança 2º volume de seu 'Quixote'

Raras vezes uma obra literária criou laços de simpatia tão estreitos com seu leitor como o Quixote de Cervantes.

Publicado em 1605 (a primeira parte) e em 1615 (a segunda), ele pode ser considerado como um sol que nasce para todos, como disse em certa ocasião o escritor Augusto Meyer (1902-1970).

Já nos primeiros anos do século 17, o licenciado Márquez Torres –encarregado oficial que concedia a autorização para a publicação de livros– previu para a obra de Cervantes vida duradoura.

Caco Galhardo/Divulgação
Dom Quixote e Sancho Pança no traço de Caco Galhardo
Dom Quixote e Sancho Pança no traço de Caco Galhardo

Tinha certeza de que contaria com o aplauso geral dos mais variados leitores graças ao "seu decoro e decência, assim como pela suavidade e brandura de seus discursos".

A publicação, agora, de "Dom Quixote em Quadrinhos - Volume 2", de Caco Galhardo, cartunista da Folha, é um exemplo dessa vitalidade textual que emana da obra de Miguel de Cervantes.

Como no primeiro volume, publicado em 2005, Galhardo seleciona episódios nucleares e apresenta-os por meio do texto cervantino (a partir da tradução de Sérgio Molina) acompanhados por ilustrações que guardam o seu traço particular.

Situações quixotescas são traduzidas por tiradas expressivas que narram aventuras e também incidem sobre detalhes presentes em reações das personagens, às vezes silenciosas, como a dos movimentos irrequietos dos dedos da mão de dom Quixote.

Os impasses, as surpresas, a admiração e o entusiasmo que o cavaleiro e seu escudeiro vão experimentando são traduzidos em ilustrações que têm a maestria de saber harmonizar o respeito e a irreverência em relação ao clássico.

Galhardo propõe uma leitura da obra que vai ao encontro do que Cervantes tanto almejava proporcionar para seu leitor: uma obra artificiosa e de grande entretenimento.

É também curioso observar que, para Galhardo, o texto do autor espanhol é tão importante quanto as ilustrações feitas pelo francês Gustave Doré (1832-1883) para uma edição do "Quixote" publicada em 1863.

Assim, o cartunista estabelece um diálogo curioso não apenas com a palavra mas também com a imagem presente nas ilustrações que se reproduziram em tantas edições da obra.

MARIA AUGUSTA DA COSTA VIEIRA é professora de literatura espanhola da USP, autora de "A Narrativa Engenhosa de Miguel de Cervantes" (Edusp/Fapesp).

DOM QUIXOTE EM QUADRINHOS - VOLUME 2
AUTOR Caco Galhardo
EDITORA Peirópolis
TRADUÇÃO Sérgio Molina
QUANTO R$ 37 (64 págs.)


Endereço da página: