Folha de S. Paulo


Crítica: Recursos de cinema valorizam comédia sobre sexualidade

"No Quarto ao Lado - O Espetáculo do Vibrador" é antes de tudo uma historinha simpática sobre a utilização médica do gozo como suposto apaziguador da histeria feminina no final do século 19.

Sem maiores pretensões do que expor aventuras passionais e experiências inusitadas, a comédia escrita pela americana Sarah Ruhl funciona por sua simplicidade.

O casal Daldry (Julia Ianina e Luciano Gatti) procura o doutor Givings (Daniel Alvim) para curar os distúrbios de humor da esposa. O médico utiliza o artefato eletromecânico para estimular as zonas erógenas de suas pacientes.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Daniel Alvim e Marisol Ribeiro em cena da peça 'No Quarto ao Lado - O Espetáculo do Vibrador'
Daniel Alvim e Marisol Ribeiro em cena da peça 'No Quarto ao Lado - O Espetáculo do Vibrador'

A montagem dirigida por Yara de Novaes serve-se de recursos cinematográficos na sua composição. Na transição de cenas, toca uma musiquinha como marcação de corte. Quando personagens dirigem-se à frente do palco, os outros continuam a ação com mímicas, ao fundo.

A movimentação dos atores remete a uma gestualidade típica das comédias hollywoodianas dos anos 1920, assim como o andamento da trama, com pequenas sátiras do cotidiano e gags executadas num registro mais marcado por uma aura de ingenuidade do que de lascívia.

O cenário de André Cortez acentua a atmosfera de inocência. O consultório, no centro do palco, parece uma casa de bonecas, com paredes em verde-piscina e mobília da época. O figurino sóbrio de vestidos em tons pastel e terninhos em cores neutras orna bem com a cenografia.

Mas os números musicais não casam com a estética da montagem, assim como as onomatopeias utilizadas pelos atores ao bater na porta ou representar o choro do bebê.

Ao criar cenas dinâmicas em vez de um manifesto antropológico sobre a emancipação feminina, a diretora concretiza o discurso implícito no texto, proporcionando risos e também reflexão.

NO QUARTO AO LADO - O ESPETÁCULO DO VIBRADOR
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, dom., às 19h; até 22/12; volta em 10/1 até 23/2
ONDE Teatro Jaraguá (r. Martins Fontes, 71; tel. 0/xx/11/3255-4380)
QUANTO R$ 50 e R$ 60 (sáb.)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: