Folha de S. Paulo


Laura Pausini grava com Ivete Sangalo e Kylie Minogue

Laura Pausini comemora 20 anos de carreira com "20 - The Greatest Hits". O álbum duplo traz releituras de seus maiores sucessos, duetos com grandes nomes da música pop e faixas ao vivo.

Em entrevista à Folha num hotel em São Paulo, a simpática cantora italiana explica a opção de incluir tanto material inédito numa compilação. "Queria dar algo de novo aos meus fãs, pois eles podem buscar as versões originais dessas músicas em um minuto na internet. Mantive as mesmas emoções, mas com uma roupagem nova."

Entre as novidades há parcerias com músicos como Ivete Sangalo, Ennio Morricone, Kylie Minogue e Alejandro Sanz, entre outros. A cantora baiana marca presença em "Le Cose che Vivi".

"Somos amigas desde 2007. Ivete tem muita energia e força nas cordas vocais, eu estava esperando a hora certa para gravar com ela", diz.

"La Solitudine", seu primeiro sucesso, aparece em nova versão com arranjo e orquestração a cargo do maestro Ennio Morricone.

Pausini não esconde o orgulho de ter trabalhado com o autor de trilhas de filmes como "Por um Punhado de Dólares" (1964) e "Os Intocáveis" (1987). "Ele é um gênio da música. Dei total liberdade a ele para fazer o que quisesse nessa releitura."

Bruno Poletti/Folhapress
A cantora italiana Laura Pausini em entrevista sobre o lançamento do seu novo disco, '20 - The Greatest Hits', em SP
A cantora italiana Laura Pausini em entrevista sobre o lançamento do seu novo disco, '20 - The Greatest Hits', em SP

SURPRESA

O dueto com Kylie Minogue na faixa "Limpido" foi uma forma de surpreender seus fãs, segundo a cantora. "Gosto de gravar duetos com pessoas que não têm o mesmo estilo que eu", diz.

"Limpido" tem um significado especial, segundo Laura Pausini. "Fiquei atraída por essa palavra, que define pessoas muito transparentes e sem segredos, que merecem ser felizes. Eu sou assim. Fico com vergonha de mentir", afirma a italiana.

Pausini vive uma nova fase em sua vida desde o nascimento da primeira filha, Paola, em fevereiro deste ano.

"Hoje me sinto mais forte e segura. Quando vejo a minha filha pela manhã, sei por qual motivo eu vivo", diz. "Sempre fui muito inquieta sobre o que eu esperava da vida, e não pensava que a resposta fosse tão fácil. Ser mãe é uma sensação que desejo a todas as mulheres."

Enquanto vive uma fase feliz na vida pessoal, a cantora, por outro lado, afirma estar bastante insatisfeita com a atual vida política na Itália -e, por incrível que possa parecer, ela acha que mesmo no Brasil a coisa está melhor.

"Meu país passa por um momento difícil, os políticos fazem promessas que não podem cumprir. Sempre que venho ao Brasil, vejo tudo moderno e progredindo, enquanto na Itália nada muda", compara a cantora. "Lá, há leis que impedem o progresso. É uma pena, pois nosso povo é digno e criativo, não merece isso."

Pausini vai fazer, em 2014, 20 shows pelo mundo, sendo dois deles, nos dias 19 e 20 de fevereiro, em São Paulo. "Quero fazer menos shows para poder ficar mais tempo com a família", diz a cantora, cuja primeira viagem internacional feita com Paola foi exatamente esta, para divulgar o novo trabalho.

20 - THE GREATEST HITS
ARTISTA Laura Pausini
GRAVADORA Warner
QUANTO R$ 50 (em média)


Endereço da página: