Folha de S. Paulo


Antonio Banderas afirma que o longa 'Os 33' será reflexão sobre o valor humano

O ator espanhol Antonio Banderas, que será protagonista do filme "Os 33", sobre os mineiros que permaneceram por mais de dois meses presos em uma mina no Chile, afirmou neste sábado que o longa buscará fazer uma reflexão sobre o valor do ser humano.

Banderas fez os comentários em reunião que teve hoje com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, na qual esteve acompanhado da equipe de produção do filme que será rodado nas minas de sal de Nemocón, 65 quilômetros ao norte de Bogotá, capital da Colômbia.

Segundo Banderas, o filme buscará "nos fazer refletir sobre a vida", pois será "como uma lupa" que será colocada sobre essa história épica para "escavar os corações e as almas destes personagens" que, por acaso do destino, se transformaram em protagonistas de uma lição de vida.

"Eles (os mineiros) não se reconheceram como heróis, chegaram a se reconhecer como seres humanos e provavelmente saíram da mina sendo melhores seres humanos do que eram anteriormente, isso é o importante", disse.

Mauricio Duena Castaneda/Afe
O ator Antonio Banderas, o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, a diretor mexicana Patricia Riggen e o ator colombiano Juana Raba (esq. p/ dir.), durante encontro em Bogotá
O ator Antonio Banderas, o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, a diretora mexicana Patricia Riggen e o ator colombiano Juan Raba (esq. p/ dir.), durante encontro em Bogotá

Na produção, Banderas interpretará Mario Sepúlveda, o líder dos 33 mineiros que em agosto de 2010 ficaram presos na mina chilena de San José, a 622 metros de profundidade, onde permaneceram 69 dias até que foram resgatados com uma cápsula que a Nasa ajudou a desenhar.

Banderas felicitou Santos pela iniciativa de seu governo para fomentar as produções cinematográficas na Colômbia mediante a Lei de Cinema, que oferece estímulos a equipes de filmagem.

A Colômbia é, segundo Banderas, "um espaço natural incrível que dá possibilidade a muitíssimas produções".

O presidente, que recebeu Banderas, o produtor de "Os 33" --o chileno Mike Medavoy-- e outros membros da equipe no cinema da Casa de Nariño, sede do Executivo, disse a eles que na Colômbia é possível se sentir "em casa" e que espera que se transformem em "promotores" do país no exterior.

"A Colômbia é um país maravilhoso, muito lindo, com todo tipo de cenários possíveis, de selva, de montes. O que você quiser, tem aqui", disse o mandatário.


Endereço da página: