Folha de S. Paulo


Críticos de Nova York escolhem 'Trapaça' como melhor filme do ano

O Círculo de Críticos de Cinema de Nova York escolheu nesta terça "Trapaça", do diretor David O. Russell ("O Lado Bom da Vida"), como o melhor de 2013 e concedeu o prêmio de melhor diretor para Steve McQueen, por "12 Years a Slave", na primeira das premiações que antecedem a corrida para o Oscar.

O filme de O. Russell –que tem em seu elenco Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner e Jennifer Lawrence– conta a história de trapaceiros forçados a colaborar com o FBI nos anos 1970 e tem previsão de lançamento no Brasil para o dia 7 de fevereiro.

O cineasta britânico Steve McQueen ("Shame") ganhou o prêmio de melhor diretor por "12 Years a Slave", um drama histórico sobre um homem negro livre vendido como escravo, baseado nas memórias de Solomon Northup, de 1853. O longa ainda não tem data definida de estreia no Brasil, mas é aguardado para o início de 2014.

A premiação nova-iorquina posiciona "Trapaça" e "12 Years a Slave", ganhador do prêmio principal deste ano no Festival Internacional de Cinema de Toronto, como os primeiros candidatos na disputa pelos prêmios da Academia de Hollywood, os Oscars.

Robert Redford foi escolhido o melhor ator por seu desempenho no drama de sobrevivência "All is Lost", uma história de terror existencial sobre a sobrevivência no pior momento de sua vida –neste caso, um barco semidestruído no mar–, enquanto o pânico aumenta.

Cate Blanchett ganhou o prêmio de melhor atriz por sua interpretação de uma ex-socialite usuária contumaz de remédios que tem de lidar com a queda de seu status no filme "Blue Jasmine", de Woody Allen.

Jared Leto levou o prêmio de ator coadjuvante ao perder 14 quilos para viver um transexual soropositivo que ajuda a contrabandear medicamentos não aprovados nos EUA pra pacientes com aids, no filme "Dallas Buyers Club".

Jennifer Lawrence, ganhadora do Oscar de melhor atriz por "O Lado Bom da Vida" (2012), foi escolhida a melhor atriz coadjuvante pelo papel de uma dona de casa entediada em "Trapaça".


Endereço da página:

Links no texto: