Folha de S. Paulo


Dave Matthews comemora 'público fiel'

Em sua quarta visita ao Brasil, a Dave Matthews Band será a principal atração do Summer Break Festival. O evento, que acontece neste fim de semana em São Paulo e no Rio, terá também apresentações das bandas Incubus, Soja e O Rappa.

Em plena turnê de divulgação de seu mais recente CD, "Away From The World" (2012), o cantor, violonista e líder da banda afirma que a Dave Matthews vive o melhor momento em seus mais de 20 anos de existência.

"Estamos mais velhos, sim, mas não somos uma banda velha. Temos muita energia, amamos demais o que fazemos e estamos sempre abertos a improvisações."

Com seis álbuns que atingiram o topo da parada americana no currículo, o músico sul-africano radicado há décadas nos EUA se confessa surpreso com essa façanha, especialmente por não seguir o formato explicitamente comercial do pop atual.

"Não entendo como conseguimos, pois não temos nada a ver com os artistas que tocam nas rádios, como Beyoncé e Miley Cyrus. Temos orgulho de ter conquistado um público fiel trabalhando duro e sem concessões. Para nós, música não é como um sapato ou um produto qualquer. Nossa sorte é trabalhar com pessoas que sabem vender e divulgar o que fazemos."

NOVOS AMIGOS

A banda já vendeu mais de 18 milhões de ingressos em seus shows e Matthews diz adorar os grandes festivais. Nessas oportunidades, faz novos amigos, como o flautista e saxofonista brasileiro Carlos Malta, com quem deseja atuar mais vezes.

"Queremos ele não só em nossos shows no Brasil, mas também participando de uma de nossas turnês. Aliás, quando vou aí, sempre conheço grandes músicos, pessoas apaixonadas pela música."

A banda, que prepara material para um novo álbum, ainda sem previsão de lançamento, criou o costume de gravar seus shows e colocá-los à venda no formato de downloads pagos em seu site. Já existem 27 disponíveis.

"Muita gente grava nossos shows e os divulga para os amigos. Oferecer gravações com boa qualidade dessas apresentações é o que desejamos, porque as fitas independentes não são tecnicamente legais. Ganhamos dinheiro com isso, claro, mas o objetivo não é esse, e sim oferece o melhor aos fãs que gostam de colecionar as gravações ao vivo de shows."

SUMMER BREAK FESTIVAL
QUANDO sábado (7), em São Paulo, e domingo (8), no Rio, a partir das 14h
ONDE Campo de Marte (av. Santos Dumont, 2.241, SP) e Praça da Apoteose do Sambódromo (r. Marquês de Sapucaí, s/nº, RJ); informações: ticketsforfum.com.br; tel.: 4003-5588
QUANTO de R$ 200 a R$ 400
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página: