Folha de S. Paulo


Festival de artes audiovisuais espanhol ocupa antigo cinema no centro de São Paulo

Em meio ao barulho dos ônibus no Largo do Paissandu e barracas de CDs, DVDs e roupas nas calçadas, está aberto ao público, até o próximo domingo, dia 1º, o Cine Art Palácio, um dos cinemas mais importantes da época de ouro da Cinelândia Paulista, na região da República.

Para se ter uma ideia, em 1945, das dez salas de maior frequência em São Paulo, seis ficavam na Cinelândia, e a de maior público era a do Cine Art Palácio.

O festival de artes audiovisuais espanhol Screen, que chega a São Paulo no segundo semestre de 2014, antecipou sua vinda ao país ocupando o espaço do cinema com a obra "Staging Silence 2", do artista belga Hans Op de Beeck.

O vídeo de 20 minutos é projetado em uma tela à frente de onde originalmente ficava a tela do cinema e a sala, construída para abrigar mais de 3 mil pessoas, está sem poltronas. Uma decoração simples conta com cadeiras e pufes para os espectadores.

A obra de de Beeck traz paisagens que se formam e desaparecem sobre uma mesma mesa feitas com materiais simples do cotidiano, como batatas que se passam por pedras e plantas de jardim que compõem uma floresta.

"Meu vídeo tem a ver com esse ambiente [do cinema], pois é sobre como construímos e destruímos coisas", conta de Beeck. "É bom saber que aqui meu trabalho vai ser visto por pessoas que talvez não frequentem museus e galerias."

O Cine Art Palácio, aberto em 1936 como UFA-Palace --patrocinado pela empresa de cinema estatal alemã, a UFA--, desenhado pelo arquiteto Rino Levi com linhas modernas, foi o palco das estreias de muitos dos filmes de Mazzaropi ao longo dos anos 50, passou a exibir filmes pornográficos nos anos 80 e estava fechado desde 2009.

Para Emílio Alvarez, diretor do festival Screen em Barcelona, o vídeo foi escolhido por dialogar com a história do lugar que ocupa, "tem a ver com o cinema analógico e antigo".

O Art Palácio pertence hoje à Secretaria Municipal de Cultura, que realiza essa ocupação em parceria com o festival Screen.

Há um projeto de restauro para o espaço que prevê sua adaptação a uma casa de espetáculos, porém, sua execução ainda está em estudo. "Temos começado a desenvolver ações de ocupação do cinema como forma de chamar atenção para a necessidade de recuperação desse importante patrimônio da cidade", afirma Renato Nery, coordenador do fomento ao audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo Demétrio Portugal, um dos diretores do festival no Brasil, o espaço passou por uma requalificação "para receber o público, porque estava muito degradado". Ele diz que há dois protagonistas nesse projeto: "o Hans com sua obra e esse espaço, que por si só conta a história do audiovisual brasileiro e a da degradação do centro".

A recuperação da Cinelândia faz parte do projeto maior de recuperação do centro de São Paulo, promessa de muitas das gestões anteriores da prefeitura da cidade.

STAGING SILENCE 2
ONDE Cine Art Palácio (av. São João, 419; tel. 0/xx/11/ 3473-5410)
QUANDO hoje e sáb., das 11h às 20h, e dom., das 12h às 18h
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: