Folha de S. Paulo


Alemanha divulga imagens de quadros de Picasso e Cézanne do "tesouro nazista"

Autoridades alemãs divulgaram no site lostart.de fotos de mais 101 desenhos e aquarelas que estavam entre as cerca de 1.400 obras do tesouro artístico encontrado em um apartamento em Munique, em 2012 --a descoberta, no entanto, foi anunciada apenas no início deste mês.

Entre as novas imagens postadas, estão obras de Picasso, Degas, Delacroix e Cezanne.

O governo alemão havia anunciado que divulgaria progressivamente fotos de 590 obras. Até o momento, 219 quadros estão na internet. Imagens de artistas como Munch e Toulouse-Lautrec já haviam sido divulgadas.

O "tesouro" foi encontrado no apartamento do idoso Cornelius Gurlitt, filho de um negociante de arte, em fevereiro de 2002. As obras divulgadas estão sob suspeita de terem sido roubadas de judeus durante o regime nazista.

Em uma entrevista concedida à AFP em 22 de novembro, Nana Dix, neta do pintor alemão Otto Dix, que também tem obras no "tesouro nazista" de Munique, considerou "escandalosa" a atitude da Alemanha na espoliação de obras de arte durante o Terceiro Reich.

AFP
Imagens divulgadas pelas autoridades alemãs; entre elas, há obras de Delacroix, Antoine Watteu, Pissaro, Paul Gauguin e Cezanne
Imagens divulgadas pelas autoridades alemãs; entre elas, há obras de Delacroix, Antoine Watteu, Pissaro, Paul Gauguin e Cezanne

Endereço da página:

Links no texto: