Folha de S. Paulo


Minhocão e apês nos arredores viram paisagem de peças teatrais

Descobriram o elevado Costa e Silva, o Minhocão.

Depois de festas e intervenções visuais realizadas nos últimos anos, após um bloco de carnaval fazer balançar a estrutura de aço e concreto, agora também vêm peças de teatro ocupar a via que vai da Barra Funda ao centro.

São Paulo se transforma em palco de espetáculos

São três em cartaz. "Barafonda", da companhia São Jorge, começa à beira do Minhocão, com o personagem Prometeus acorrentado a ele. "Planta" e "Esparrama pela Janela", encenadas por grupos jovens, ocupam janelas com vista para o elevado.

Divulgação
Cena do espetáculo 'Esparrama pela Janela', feito em janelas que têm vista para o Minhocão, em São Paulo
Cena do espetáculo 'Esparrama pela Janela', feito em janelas que têm vista para o Minhocão, em São Paulo

Esses espetáculos propõem relações de ocupação que não são totalmente novas. Eles investigam caminhos abertos nos anos 1990 pelo Teatro da Vertigem, que fez encenações em hospitais, igrejas e prisões.

A diferença, talvez, seja a apropriação não apenas da paisagem, mas também do trânsito, da movimentação. Em "Barafonda", por exemplo, atores não se intimidam com a passagem de carros.

Em "Planta", concebido por Gustavo Colombini e João Dias Turchi a convite da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, o espectador parte da estação Marechal Deodoro, sobe ao Minhocão e é conduzido à frente de um apartamento, posicionando-se como voyeur para observar a vida de personagens solitários.

"O apê está nivelado ao Minhocão, o que garante uma estrutura parecida com a do palco versus plateia, acentuando ainda mais o abismo entre eles, pois de fato ali há um vão", diz Colombini.

"Esparrama pela Janela" tem linguagem que se aproxima do circo e, diferentemente dos outros, busca a atenção dos desavisados, que passam caminhando. (GUSTAVO FIORATTI)

BARAFONDA
QUANDO sex. e sáb., às 14h30
ONDE inicia na praça Marechal Deodoro (cruzamento da av. Angélica com a r. das Palmeiras, tel. 0/xx/11/3824-9339)
QUANTO grátis (ingressos distribuídos 30 minutos antes)
CLASSIFICAÇÃO livre (não recomendado para menores de dez anos desacompanhados)

ESPARRAMA PELA JANELA
QUANDO dom. (dias 1º, 8 e 15), às 10h30, 14h30 e 16h30
ONDE Minhocão, entre a estação Santa Cecília e a r. da Consolação; tel. 0/xx/11/96108-8924
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

PLANTA
QUANDO sáb. (dia 30), às 21h30, e dom. (dia 1º), às 20h
ONDE o ponto de encontro é na estação Marechal Deodoro do Metrô, na saída da r. Albuquerque Lins; tel. 0/xx/11/98353-6469
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: