Folha de S. Paulo


Análise: Herdeiro de expressionistas, Gilvan Samico se sobressaiu com obra colorida

Gilvan Samico foi um dos principais gravuristas brasileiros. Com dragões, serpentes, leões e personagens folclóricos, advindos de narrativas míticas, Samico construiu uma obra única, marcada por conjugar as culturas erudita e popular.

Essa marca teve início em 1963, quando realizou a gravura "O Boi Feiticeiro e o Cavalo Misterioso", criada a partir da observação dos folhetos de literatura de cordel.

Morre no Recife, aos 85, o artista plástico Gilvan Samico, mestre do movimento Armorial

"Eu já conhecia gravadores populares e não queria imitá-los. Li os folhetos e vi que, no texto sim, havia inspiração, em como eles extrapolam o mundo real, foram as narrativas que me interessaram", disse Samico à Folha, em Olinda, onde vivia, pouco antes de realizar sua maior retrospectiva em São Paulo, na Pinacoteca do Estado, em 2004.

Contudo, além dos textos imaginativos, Samico ainda apropriou-se do grafismo usado pelos gravadores populares.

"Observei as capas dos folhetos de cordel, com estruturas rígidas, e abstraí as imagens me utilizando das organizações gráficas", afirmou, ainda, o artista na mesma entrevista.
"Suzana" (1966) é a obra que marca essa mudança.

Samico pode ser considerado descendente direto de Lívio Abramo (1903-1992) e Oswaldo Goeldi (1895-1961), os dois gravuristas brasileiros mais influentes da primeira metade do século 20, já que estudou com ambos.

Contudo, ao contrário das marcas soturnas, herança do expressionismo alemão em Abramo e Goeldi, Samico sobressaiu-se ao criar uma obra colorida, de grandes dimensões e marcada por expressar histórias baseadas em temáticas populares, não só brasileiras, como "A Caça", de 2004.

Nela, ele inspirou-se em uma lenda contada pelo ensaísta uruguaio Eduardo Galeano, em "Memória do Fogo", sobre a história de um esquimó.

Desde a década de 1970, Samico passou a criar apenas uma gravura por ano, o que se vê pela intensa dedicação e refinado acabamento de cada uma delas.


Endereço da página:

Links no texto: