Folha de S. Paulo


Canais brasileiros escondidos nas faixas de operadora oferecem conteúdo alternativo

Quem tem o hábito de zapear por canais da Net pode ficar com a impressão de que a grade termina quando entra o bloco de pay-per-view.

Mas justamente a partir do 110 há um grupo de canais brasileiros com uma programação diferente da TV aberta e dos demais canais pagos.

Reprises demais tentam disfarçar falta de conteúdo

Arte 1, BIS, Curta!, Woohoo e OFF são alguns dos que ficam escondidos, embora façam parte do pacote básico da Net, operadora líder no país, com 5,7 milhões de assinantes e 32,9% do mercado, segundo a revista "Tela Viva".

Em outras operadoras, podem não estar escondidos na grade, mas como são recentes, muita gente não os conhece. O mais velho deles, o Woohoo, de 2006, só entrou na Net e na Sky em 2012.

Editoria de Arte/Folhapress

O que faz esse grupo tão especial a ponto de valer a esticadinha no passeio com o controle remoto é que lá é possível encontrar atrações diferentes como o programa "Grande Arte", do Curta!, no qual um especialista analisa em detalhes obras de determinado artista plástico, de maneira descomplicada.

Ou então o concerto histórico do pianista ucraniano Horowitz em Moscou, em sua primeira visita à ex-União Soviética após 61 anos, que foi exibido pelo Arte 1.

São canais segmentados. Arte 1 e Curta! investem em cultura, mas o primeiro se dedica 100% às artes, enquanto o segundo também exibe programas sobre filosofia, história, política e sociologia.

CONCEITO

Tanto o Arte 1 quanto o Curta! não são para iniciados. Algumas atrações têm introdução comentada.

"Não tenho a pretensão de ser educativo, quero oferecer entretenimento puro, de qualidade. Didático é uma palavra da qual fugi", diz o diretor do Arte 1, Rogério Gallo.

O artista plástico Moisés Patrício, 26, conheceu o Arte 1 por meio de uma ação publicitária do canal na SP-Arte deste ano. Hoje, diz que costuma chegar em casa e sintonizar no canal em busca de conteúdo relacionado à sua área. Já viu programas sobre Maria Bonomi, Tomie Ohtake e Paulo Nenflidio.

"Gosto dos programas que têm linguagem coloquial e são dinâmicos", diz Patrício.

Eduardo Knapp/Folhapress
O artista plástico Moisés Patrício vê canais de artes em busca de conteúdo relacionado à sua área
O artista plástico Moisés Patrício vê canais de artes em busca de conteúdo relacionado à sua área

ESPORTES

Se Arte 1 e Curta! são os mais fortes em artes, OFF e Woohoo têm os esportes de ação como ponto de convergência. Mas dentro de linguagens completamente diferentes.

O Woohoo dialoga com o público jovem, com atrações de até meia hora de duração e espaço para notícias, enquanto o OFF privilegia programas com boas imagens e trilha sonora.

É o caso do "Aéreas", em que uma dupla a bordo de paraquedas motorizados capta imagens de castelos na Eslovênia, de praias na Austrália e outras paisagens.

"O objetivo não é explorar os conteúdos em profundidade. A ideia é fazer o telespectador desestressar", diz Guilherme Zattar, diretor do OFF.

É o que faz o publicitário Valdirlei Gomes Soares, 43, que sintoniza o canal quando chega do trabalho. Assiste a vários programas, entre eles o "Sem Asas", com o paraquedista brasileiro Luigi Canise, que salta com roupas especiais para quedas livres.

"Eu não saio dos canais em HD e o OFF tem essa característica de mostrar esportes radicais com imagens em alta definição", diz Soares.

Zanone Fraissat/Folhapress
O publicitário Valdirlei Soares, 43, assiste ao programa
O publicitário Valdirlei Soares, 43, assiste ao programa "Sem Asas" em canal dedicado ao esporte

Também publicitário, Gustavo Barta, 25, assiste ao Woohoo, no qual prefere o "Realce", revista eletrônica dos anos 1980. "Gosto de ver as marcas que os surfistas usavam, as regras, as roupas."

Na "turma do fundão", o canal BIS é outra opção. "Não temos clipes, só shows", diz Zattar, também diretor do canal. O BIS investe em produções originais, como "Gaby Gringa", que acompanhou a primeira turnê internacional da cantora Gaby Amarantos.

No próximo ano, porém, a "turma do fundão" de São Paulo deverá ser desfeita pela Net. A previsão é de que em janeiro esses canais sejam agrupados conforme o perfil de seu conteúdo.


Endereço da página:

Links no texto: