Folha de S. Paulo


Trio de cegos americanos brilha com show gospel no Back2Black

No segundo dia do festival Back2Black, marcado por apresentações de grupos numerosos --dos nove senegaleses da Orchestra Baobab à seleção multinacional que participou de um tributo à Miriam Makeba--, quem roubou a cena foi um veterano trio de cegos dos Estados Unidos, o Blind Boys of Alabama.

Pouco conhecido no Brasil, onde seu trabalho de maior destaque foi um disco em parceria com Ben Harper ("There Will Be a Light", 2004), o grupo, que inclui ainda quatro músicos, se apresentou na noite de sábado (16), no auditório da Grande Sala, e encantou a plateia com sua afinação e seu repertório gospel.

Liderados pelo incrivelmente elétrico Jimmy Carter, um dos membros originais da banda criada há quase 70 anos, os veteranos mostraram um repertório que misturou versões de Curtis Mayfield ("People Get Ready") e Tom Waits ("Way Down in the Hole") com canções próprias e hinos gospel como "Amazing Grace".

Tiveram ainda a participação do reverendo Jesse Jackson, que participara de debate mais cedo e entrou no palco ao final para acompanhar a cantoria.

O outro grande momento vocal da noite veio com a participação do grupo sul-africano Ladysmith Black Mambazo na abertura do tributo a sua conterrânea Miriam Makeba (1932-2008), cantora célebre por sucessos como "Pata Pata" e por seu ativismo político na luta contra o apartheid.

Especialista em canções a capela, o septeto sul-africano conseguiu manter a atenção do público e se fazer ouvir mesmo com melodias suaves, tarefa na qual outros participantes do tributo --como Gilberto Gil e o senegalês Ismaël Lô-- tiveram mais dificuldade.

Misturando uma variada seleção de artistas africanos e brasileiros, alguns dos quais mereciam um show próprio, a homenagem a Makeba teve altos e baixos e sofreu com certa desorganização (houve atraso de quase duas horas e problemas de som).

Além do Ladysmith Black Mambazo, destacaram-se Zenzi Lee, neta de Makeba (especialmente em "A Luta Continua", homenagem à independência de Moçambique), a nigero-americana Iyeoka (parecendo uma Amy Winehouse em "Simply Falling") e a camaronesa Queen Eteme, com a animada "Kilimanjaro".

Depois de Alcione e as Ganhadeiras de Itapoã cantarem uma sequência de sucessos nacionais (como "Xica da Silva" e "Mas que Nada"), o tributo foi encerrado com uma versão coletiva de "Pata Pata" para um público já bastante reduzido, na madrugada deste domingo (17).


Endereço da página:

Links no texto: