Folha de S. Paulo


Crítica: 'Cine Holliúdy' resgata fórmula perdida em comédia desde Mazzaropi

Inúmeras comédias atuais preocupam-se em falar com o grande público, mas quase todas desprezam a qualidade artística, como se uma coisa impossibilitasse a outra.

A fórmula dessa união, que parecia perdida desde a aposentadoria de Mazzaropi, é resgatada por Halder Gomes, diretor cearense que assina o divertido "Cine Holliúdy".

Ator de 'Cine Holliúdy' faz paródia de artes marciais

Na trama, um homem simples sonha em montar um cinema numa pequena cidade durante os anos 1970, quando o público deixava de prestigiar os filmes na tela grande para aderir em massa ao potencial hipnotizador da TV.

Divulgação
Edmilson Filho em cena da comédia cearense 'Cine Holliúdy', dirigida por Halder Gomes
Edmilson Filho em cena da comédia cearense 'Cine Holliúdy', dirigida por Halder Gomes

Estão lá alguns dos elementos que marcaram a época: a velha Telefunken colorida, os filmes de kung fu, a burocracia, o cinema de sábado à noite sendo substituído por programas de auditório e novelas.

Estão presentes também os arquétipos do sertão nordestino: a moça namoradeira, o prefeito demagogo, a primeira-dama com o rei na barriga, o obsessivo que repete as expressões como que para se certificar do que fala, o menino pobre e o menino rico, o ceguinho da praça (o cantor Falcão, um tanto subaproveitado), o casal de torcedores fanáticos (ela é Fortaleza, ele, Ceará), e segue o desfile.

Dessa maneira, "Cine Holliúdy" brinca com o jeito de ser cearense, mas também com o modo como o cearense é normalmente retratado no Sudeste do país: a alegria inventiva e a esperteza dominando sua essência.

Alternando o típico besteirol com um humor mais sentimental, o diretor consegue se filiar a um tipo de cinema popular que parecia enterrado. Não é à toa que a grande vilã do filme seja a televisão. É como se o filme dissesse: o caminho para o cinema brasileiro pode estar fora do dominante padrão televisivo.

Ao lidar inteligentemente com diversos clichês da comédia popular, inserindo-os dentro de um contexto cinematográfico de imenso ludismo, "Cine Holliúdy" consegue compensar seus pontos fracos (ritmo desigual, carnavalização excessiva em alguns momentos) pela valorização da paixão e da vontade.

São forças que não devem ser subestimadas.

CINE HOLLIÚDY
DIREÇÃO Halder Gomes
PRODUÇÃO Brasil, 2012
ONDE Penha Moviecom 2 e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página:

Links no texto: