Folha de S. Paulo


Millôr Fernandes será o homenageado da Flip 2014

O desenhista, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista Millôr Fernandes (1923-2012) será o autor homenageado da Flip 2014, que acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto.

É a primeira vez que a Festa Literária Internacional de Paraty tem um homenageado que chegou a participar do evento --Millôr esteve na primeira edição, em 2003.

Paulo Werneck, curador da Flip, argumenta que o fato de ser um autor contemporâneo, que não tem toda obra editada, pesou na decisão.

Ricardo Moraes/Folhapress
O escritor, humorista e chargista Millôr Fernandes, que será homenageado na Flip em 2014
O escritor, humorista e chargista Millôr Fernandes, que será homenageado na Flip em 2014

"Não há uma produção pronta para desaguar na Flip. Com a homenagem, vamos ajudar a destacar aspectos menos conhecidos do público, como o de Millôr tradutor de Shakespeare", diz, destacando ainda o bom humor presente na obra do autor.

A abrangência de gêneros trabalhada por Millôr também enriquecerá o debate, na avaliação do curador. "Essa mistura de áreas, do jornalismo à dramaturgia, do cartunismo à tradução, tem tudo a ver com a Flip", diz.

A escolha foi feita apesar de forte campanha na internet, que contou com mais de mil assinaturas, pelo nome de Lima Barreto (1881-1922) como homenageado.

"Foi um movimento interessante. Nunca tinha visto a Flip motivar uma ação como essa, e espero ainda ser curador de uma Flip que homenageie o Lima", diz Werneck.


Endereço da página: