Folha de S. Paulo


Luiz de Abreu vence prêmio do Videobrasil com performance sobre preconceito

Foram anunciados neste domingo (10) os vencedores do grande prêmio e dos prêmios de residência artística da 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que fica em cartaz até fevereiro do ano que vem no Sesc Pompeia. Luiz de Abreu, com sua performance "O Samba do Crioulo Doido", foi o grande vencedor da mostra.

Sua performance aborda o preconceito racial, retratando a transformação do corpo dos negros em objeto.

Além de Abreu, que receberá R$ 70 mil, o festival premiou outros nove artistas com residências artísticas em países como Colômbia, México, China e Polônia.

Divulgação
Imagem da performance 'O Samba do Crioulo Doido', de Luiz de Abreu, ganhador do Grande Prêmio do Festival Sesc_Videobrasil
Imagem da performance 'O Samba do Crioulo Doido', de Luiz de Abreu, ganhador do Grande Prêmio do Festival Sesc_Videobrasil

Venceram nessa categoria os brasileiros Ayrson Heráclito, Gabriel Mascaro e Virgínia de Medeiros, o paquistanês Baser Mahmood, o libanês Ali Cherri, o malinês Bakary Diallo, a colombiana Laura Huertas Millan, a israelense Nurit Sharett e o camaronês LucFosther Diope.

Nas menções honrosas ficaram os brasileiros Caetano Dias e Marcellvs L., o malaio Sherman Ong e o chileno Henrique Ramirez.

O evento teve início no último dia 6 e segue até 2 de fevereiro de 2014 no Sesc Pompeia e no CineSesc, em São Paulo.


Endereço da página: